Geral

Motopatrulheiros da Radiopatrulha iniciam curso de Nivelamento Operacional

14/07/2015
Motopatrulheiros da Radiopatrulha iniciam curso de Nivelamento Operacional
flexibilidade e mobilidade das motocicletas são fatores que facilitam o trabalho em locais de grande aglomeração e congestionamentos (Foto: Ascom PM)

flexibilidade e mobilidade das motocicletas são fatores que facilitam o trabalho em locais de grande aglomeração e congestionamentos (Foto: Ascom PM)

A Polícia Militar de Alagoas, através da Radiopatrulha, iniciou na última segunda-feira, 13, o Estágio de Nivelamento Operacional, que pretende capacitar 44 motopatrulheiros da unidade operacional. O estágio terá duração de duas semanas, dividido entre duas turmas e traz em sua grade curricular instruções de técnicas de pilotagem, abordagem com motocicletas, imobilização policial, socorro de urgência, armamento e tiro, entre outras.
De acordo com o coordenador do curso, tenente Jasiel Andrade, as aulas teóricas do estágio ocorrem na sede da Radiopatrulha, no Farol, enquanto a prática será desenvolvida na pista de aeromodelismo do Aeroclube, no bairro do Tabuleiro.
“As aulas ocorrem das 7 às 12h e das 14 às 19h, sendo cada turma pelo período de uma semana, totalizando 66 horas-aula de instruções específicas do policiamento com motocicletas. Todos os participantes já possuem o estágio básico de motopatrulhamento e passam agora por uma capacitação para aperfeiçoar e padronizar as ações e procedimentos, melhorando o desempenho operacional, o que resulta, portanto, em um melhor serviço prestado à sociedade”, destacou Andrade.
O oficial informou ainda que no processo de capacitação continuada, adotada pela Radiopatrulha, a cada estágio ou curso realizado, são inseridas disciplinas ou instruções mais modernas, atendendo à atualização de conhecimentos na área de segurança pública.
Nesta edição, por exemplo, foi incluída a disciplina Técnicas de Escoltas, que visa dotar os policiais de conhecimentos para função de batedor, adquirindo a doutrina específica para esta atividade”, acrescentou o tenente Andrade, que realizou o Curso de Batedor Militar no ano passado, pelo Exército, no Estado de Pernambuco.
Ao todo, os cursos e estágios de motopatrulhamento já formaram cinco turmas na Radiopatrulha, desde 2010, habilitando um grande percentual de policiais militares da unidade, que hoje realizam diuturnamente o policiamento com motocicletas em Maceió e na região metropolitana. No interior, os batalhões também vêm realizando as instruções para capacitar suas tropas para a atividade.
A flexibilidade e mobilidade das motocicletas são fatores que facilitam o trabalho em locais de grande aglomeração e congestionamentos, permitindo resultados mais rápidos e precisos e criando um suporte para as viaturas de quatro rodas, ao suprir determinadas carências impostas pelo trânsito ou locais acidentados.