Geral

Mesmo com diminuição nas chuvas, Defesa Civil segue monitorando nível dos rios

07/07/2015
Mesmo com diminuição nas chuvas, Defesa Civil segue monitorando nível dos rios
Informações da Semarh dão conta de que chuvas darão uma trégua. (Foto: Divulgação)

Informações da Semarh dão conta de que chuvas darão uma trégua. (Foto: Divulgação)

As fortes chuvas que caíram em Alagoas nos últimos dias devem dar uma trégua nesta semana. Os dados são dos meteorologistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com os estudos divulgados nesta segunda-feira (6), a previsão é que as precipitações diminuam a intensidade em todo o estado, e os níveis dos rios no Litoral, Agreste e Zona da Mata estabilizem até a próxima sexta.
“A semana deve ser mais tranquila. Por todo o estado ainda devem ser vistas muitas nuvens, mas as chuvas vão ser pontuais. Nas regiões mais próximas da costa, como também no interior, deveremos ter precipitações mais constantes apenas na quarta-feira [dia 8], mas nada que chame a atenção. No Sertão, o clima fica mais ameno, porém com poucas chuvas”, adiantou Emanuel Teixeira, meteorologista da Semarh.
Apesar das projeções positivas, a Defesa Civil Estadual também segue a postos para possíveis situações de risco, como a ocorrida no sábado, no município de Jacuípe, Norte do Estado, onde 50 famílias precisaram ser relocadas por conta do aumento no nível do rio que corta a cidade.
“Todos os rios de Alagoas estão sendo monitorados 24h por dia e, por ora, os níveis estão sob controle. Em Jacuípe, tivemos essa alteração, porém toda a assistência foi dada às famílias e, com a diminuição das chuvas, a tendência é que até o fim da semana tudo esteja estabilizado. Além deste, estamos também com equipes acompanhando os níveis dos rios Mundaú e Paraíba do Meio”, afirmou o major Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Planejamento

Desde que as projeções para a “Quadra Chuvosa”, período de chuvas entre os meses de abril e agosto, A Defesa Civil Estadual traçou estratégias para que os efeitos das precipitações não fossem tão grandes.
Desde treinamentos para salvamentos em ambientes alagados, como também ações junto as prefeituras para cessão de locais que possam servir de abrigos.
Além disso, o uso da tecnologia têm sido, segundo Moisés Melo, essencial para o desenvolvimento das ações.
“O sistema de monitoramento de rios é totalmente online e em tempo real. Cada vez mais a tecnologia nos ajuda a diminuir o tempo de resposta, bem como nos auxilia na criação de estratégias para mitigar os efeitos das fortes chuvas. O estado está devidamente preparado para atravessar a Quadra Chuvosa sem grandes prejuízos”, concluiu o major.