Geral

Lista Tríplice: Fapeal publica edital de eleição para o Conselho Superior

07/07/2015
Lista Tríplice: Fapeal publica edital de eleição para o Conselho Superior
 Vaga disponível compreende a área de Ciências Sociais e Humanas (Foto: Tárcila Cabral)


Vaga disponível compreende a área de Ciências Sociais e Humanas (Foto: Tárcila Cabral)

A comunidade científica já pode se inscrever para as eleições que irão compor a lista tríplice para a vaga disponível no Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
As candidaturas podem ser submetidas até 31 de julho. A lista com os três mais votados será conduzida ao Gabinete do governador Renan Filho para deliberação e posterior nomeação em Diário Oficial.
Este ano, tanto a inscrição das candidaturas quanto a votação serão presenciais, na sede da Fapeal. A eleição ocorrerá entre os dias 17 e 21 de agosto, coordenada por Comissão Eleitoral composta por três servidores da fundação.
A vaga em aberto integra a grande área de Ciências Sociais e Humanas, apenas. O mandato tem a duração de três anos, podendo haver uma recondução. O processo eleitoral faz parte da regulamentação prescrita no estatuto do conselho.
Lembrando que, para candidatar-se, o requerente deverá possuir o título de doutor no campo acadêmico descrito, além do cadastro na Plataforma Lattes e no sistema da Fapeal (SigFapeal).
Aos que desejam participar como eleitores, também é exigido doutorado, em qualquer área do conhecimento e cadastro na Plataforma Lattes e no SigFapeal.
Todos os critérios e cronograma podem ser conferidos no edital, disponível em www.fapeal.br.

O Cargo

O Conselho Superior da Fapeal reúne-se ordinariamente uma vez por trimestre. Ao nomeado será incumbida uma série de funções, que vão desde ponderar e elaborar resoluções e modificar o estatuto da Fundação, até aprovar seus planos anuais de trabalho, em auxílio à presidência.
Cabe aos conselheiros, também, estabelecer uma política de atuação e apreciar o planejamento orçamentário anual, bem como suas alterações.