Geral

Governo lança Catálogo da 1º Bienal Internacional de Caricatura nesta quinta

14/07/2015
Governo lança Catálogo da 1º Bienal Internacional de Caricatura nesta quinta

Com mais de 50 anos dedicados à produção de obras de arte diversas, Hércules Mendes é o único alagoano com obras publicadas no Catálogo (Foto: Neno Canuto)

Com mais de 50 anos dedicados à produção de obras de arte diversas, Hércules Mendes é o único alagoano com obras publicadas no Catálogo (Foto: Neno Canuto)

Caricatura, escultura e cartoon são algumas das especialidades de Hércules Mendes, economista que também é artista plástico e cartunista. São mais de 50 anos produzindo obras de arte, das mais diversas técnicas. O polivalente artífice teve trabalhos contemplados no Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura, que terá lançamento em Alagoas na próxima quinta-feira (16), no Palácio Museu Floriano Peixoto, às 18h.
Hércules Mendes é o único alagoano com obras publicadas no Catálogo, organizado pelo pesquisador, escritor e também cartunista Luciano Magno. Para o artista alagoano, a iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é o reconhecimento de anos de trabalho na área do humor.
“É muito interessante esse reconhecimento. São anos de trabalho na área de humor. Trabalhamos com esforço e empenho. Não posso deixar de falar da Escola de línguas Aliança Francesa, que sempre deu todo apoio, desde a Bienal, onde tudo começou. Agradeço, ainda, ao Governo do Estado pelo interesse pela nossa obra” destacou.
Mendes disse que se sentiu honrado por ter sido escolhido por Luciano Magno para participar do Catálogo. “Ele é caprichoso, faz tudo com muita qualidade. Infelizmente, não poderá comparecer no dia 16, mas agradeceu o convite. Ele é o autor da História da Caricatura Brasileira, é um grande pesquisador de humor. Tem diversas premiações, a exemplo do grande prêmio Jabuti. E ainda teve a iniciativa de disseminar estas exposições paralelas por todo o país”, enfatizou.
Durante o lançamento, também acontecerá exposição dos desenhos de Mendes e a projeção de um vídeo didático sobre a origem do humor. São quatro páginas do Catálogo dedicadas ao trabalho de Hércules Mendes. Esculturas como a Vendedora de Sururu, o Tocador de Pífaro, além de uma versão humorística da obra Le Musicien, de Pablo Picasso, poderão ser vistas na publicação.

Mais sobre o artista

Hécules Mendes teve participações em diversas exposições e concorreu a prêmios como Salão de Humor, de Piracicaba, Bahia e Pernambuco, além de internacionais, na Espanha e Bélgica. Em todas as ocasiões, os trabalhos do artista foram selecionados em meio a centenas de concorrentes.
Na área da caricatura, Mendes se especializou em charge, cartoon, e quadrinhos. O artista também criou personagens, a exemplo do Faquir, primeiro trabalho publicado em jornal. Em 1960, com apenas 22 anos, o cartunista teve oito desenhos selecionados para evento realizado no Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro.