Geral

Estado trabalha para acelerar processo de construção dos aterros sanitários

31/07/2015
Estado trabalha para acelerar processo de construção dos aterros sanitários
Governo trabalha para acelerar o processo de eliminação dos lixões para não haver prejudicados, caso os planos intermunicipais sofram algum atraso (Foto: Divulgação)

Governo trabalha para acelerar o processo de eliminação dos lixões para não haver prejudicados, caso os planos intermunicipais sofram algum atraso (Foto: Divulgação)

A construção dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos foi tema tratado durante a reunião de ontem quinta-feira (30) entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com representantes e presidentes dos sete consórcios atuantes para a eliminação dos lixões e construção dos aterros sanitários nas regiões Sul, Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Durante o encontro, ficou definido que os consórcios intermunicipais vão mobilizar as equipes para receber os técnicos do estado e realizar a gravimetria, com o propósito de ter informações detalhadas sobre a construção dos aterros em Alagoas.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, que coordenou a reunião, o governo está interessado em acelerar o processo para não haver prejudicados, caso os planos intermunicipais sofram algum atraso.
“O governo estará cedendo os técnicos para a realização do trabalho e gravimetria nas cidades. A contrapartida do município é fornecer profissionais para atuarem em conjunto com o estado, não havendo custo algum para o município. Esta etapa é muito importante para a construção do plano intermunicipal e finalização até o final do ano”, explicou o secretário Alexandre Ayres.
A diretora de Planejamento da Semarh, Elaine Melo, ressaltou que a equipe técnica deve durar em média quatro horas para realizar o exame da gravimetria em um município, podendo expandir a ação em mais de uma cidade por dia.
“A depender do dia em que esteja acontecendo a coleta de resíduos sólidos, teremos êxito com o exame da gravimetria. Justamente por isso, precisamos alinhar com os consórcios intermunicipais para que os técnicos cheguem aos municípios e precisem retornar porque não havia equipe de prontidão para auxiliá-los”, complementou a diretora de Planejamento.
Para não ocorrer atrasos na entrega dos planos e manter a integração entre estado e municípios, o presidente do Consórcio da Região Sul de Alagoas (Conisul), prefeito Marcius Beltrão, deixou claro que não terá dificuldades em conceder a contrapartida, visto que as cidades não têm condições de construírem seus aterros sanitários e mantê-los em operação.
“Quando o estado ajuda, fica sempre mais fácil em conceder a contrapartida. Encaminharemos à Secretaria de Estado do Meio Ambiente um documento para dar início ao termo de cooperação técnica no qual os municípios terão um importante auxílio do governo com o envio de técnicos da área ambiental para realizar a gravimetria”, garantiu o presidente do Conisul.