Geral

Defesa Social assegura reforço policial em escola da rede pública de ensino

29/07/2015
Defesa Social assegura reforço policial em escola da rede pública de ensino
Secretário conversa com alunos e professores e dá dicas de segurança. (Foto: Ascom Sedres)

Secretário conversa com alunos e professores e dá dicas de segurança. (Foto: Ascom Sedres)

A segurança dos estudantes da Escola Estadual Integrada Marcos Antônio, no complexo Benedito Bentes, foi assunto principal de uma audiência pública, na terça-feira (28). O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, da Defesa Social, ouviu os reclames da sociedade e informou a sobre os avanços no segmento.
A direção da escola elencou assuntos considerados preocupantes e expôs as reivindicações. O secretário Alfredo Gaspar esclareceu que “a Defesa Social sozinha não conseguirá resolver os problemas apontados e faz-se necessária, também, a participação da escola com orientações aos seus alunos e que eles sejam mais precavidos. Nós garantimos reforçar as rondas, mas, sabemos que esse campo de futebol ao lado é espaço escolhido por usuários de entorpecentes e, infelizmente, esse é um caso de saúde pública. Embora tenhamos abordado, constantemente, feito revistas e mostrado a presença das forças policiais na localidade. Particularmente, já participei de operações várias vezes aqui ”, lembra o secretário.
Gaspar de Mendonça orientou os estudantes. “Os jovens também têm de se conscientizar que podem ficar menos atrativos para os criminosos. A maioria das abordagens deixa como prejuízo a subtração de aparelhos celulares, isso pode ser evitado”, disse.
É aconselhável, segundo o secretário, que os jovens saiam em grupo e não transitem por locais pouco movimentados. “Infelizmente, temos duas situações, de um lado vocês que tiveram a oportunidade de estudar numa escola descente, com perspectiva de um futuro melhor. Do outro lado, nos deparamos com jovens da mesma idade que vocês morando nas grotas e que só saem delas para cometer assaltos para manter o vício. Mas, o que posso garantir é um cuidado redobrado, mas, lembrando que contamos com a parceria dos senhores”, alertou.
O major Carlos Amorim, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, falou sobre a operacionalidade no entorno da escola e esclareceu que o Batalhão Escolar (BPESc) começa as suas atividades às 5h30.
“Temos diariamente coordenado operações nas imediações da escola e já conseguimos inibir algumas ações criminosas. O batalhão irá manter suas ações, mas, a escola também pode contar com o batalhão especializado que é o escolar. Porém, tudo que foi falado pelo secretário é positivo”, salientou o major Amorim,
Já o comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Clistenes, durante as discussões enfatizou as parcerias já firmadas com a unidade escolar. “Desde março, o nosso batalhão vem à escola com palestras educativas, inclusive hoje estamos com equipes aqui. Orientamos os alunos com alertas sobre diversas situações, inclusive abordando a questão das drogas. E todas as vezes que fomos acionados, imediatamente mandamos guarnição ao local. Ontem [dia 27] mesmo, no início das aulas, de manhã cedo, resolvemos uma situação. Colocamo-nos à disposição e podemos, a partir de agora, fazer um trabalho operacional mais reforçado”, posicionou-se o comandante do BPESc.