Geral

Ciclovia na Av. Fernandes Lima volta ao debate para implantação de VLT

07/07/2015
Ciclovia na Av. Fernandes Lima volta ao debate para implantação de VLT
Faixa, que terá 20 km de comprimento, seguirá o mesmo trajeto a ser realizado pelo VLT. (Foto: Tribuna Hoje/Cortesia)

Faixa, que terá 20 km de comprimento, seguirá o mesmo trajeto a ser realizado pelo VLT. (Foto: Tribuna Hoje/Cortesia)

Dando continuidade a série de reuniões ordinárias sobre o Plano de Mobilidade para a grande Maceió, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano reuniu, na tarde desta segunda-feira (6), técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para um debate acerca faixa de ciclovia a ser implantada na avenida Fernandes Lima durante o processo de implantação do VLT.
A faixa, que terá 20 km de comprimento, seguirá o mesmo trajeto a ser realizado pelo VLT, compreendendo todo o percurso que vai desde a avenida Fernandes Lima até a avenida Durval de Góes Monteiro, interligando a Praça Centenário ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
De acordo com a secretária adjunta de planejamento, Andreia Estevam, a fase atual é de leitura técnica, que está sendo feita através de uma discussão conceitual, liderada pela Setrand, com a definição da locação da ciclovia, etapas e terminais.
“A reunião de hoje serviu para que pudéssemos estudar e debater o melhor meio de implantação e localização da faixa de ciclovia, visto que a prioridade são os transportes não motorizados – os pedestres e os cicloviários – e o transporte de massa – o VLT. Além disso, estamos focando ainda nos projetos de requalificação das calçadas que irão dar melhor condição de locomoção aos pedestres”, salientou Andreia.
A terceira e última reunião da fase de leitura conceitual será realizada no dia 22 deste mês, com a apresentação dos projetos de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Planejamento.
Com o diagnóstico levantado a partir dessas reuniões, o consórcio Encibra/Sistran, encarregado pelo projeto do VLT e pelo Plano Diretor da grande Maceió terá subsídios para iniciar os trabalhos de montagem dos cenários futuros de mobilidade urbana para a capital.