Geral

Apicultores alagoanos participam de missão para eventos na Bahia

08/07/2015
Apicultores alagoanos participam de missão para eventos na Bahia
 Apicultores alagoanos participam de congresso e seminário na BahiaApicultores alagoanos participam de congresso e seminário na Bahia [Arquivo Sebrae]


Apicultores alagoanos participam de congresso e seminário na BahiaApicultores alagoanos participam de congresso e seminário na Bahia [Arquivo Sebrae]

Entre os dias 07 e 10 de julho, mais de 30 apicultores alagoanos vão participar de uma missão ao VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e III Seminário de Própolis, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, na Bahia. Durante os eventos, os apicultores poderão participar de minicursos, palestras e mesas redondas sobre as novas tecnologias que visam fortalecer a cadeia produtiva do mel, da própolis e do pólen, através da preservação ambiental, organização social, gestão e mercado.
Os minicursos serão focados em temas como produção, manejo e processamento do pólen apícola, mercado da própolis, manejo para alta produção de mel, nutrição de abelhas, uso do mel na gastronomia (mercado gourmet), melhoramento genético em abelhas e criação de rainhas.
As palestras terão temas como: Compras Institucionais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Saúde das Abelhas; Meliponicultura, Sustentabilidade e Conservação e Genética em Meliponários; Expansão na Comercialização dos Produtos Apícolas; Geoprópolis: Caracterização e Potencial de Uso; Própolis Vermelha e Verde: Aplicabilidade, Produção e Mercado; Viabilidade da Criação de Rainhas na Meliponicultura; e Alimentação e Polinização.
Já durante as mesas redondas serão debatidos assuntos como Gestão de Cooperativas e seus Aspectos Legais; Indicação Geográfica; Saturação de Florada; Produção de Orgânicos com Agregação de Valor; e Meliponicultura: Legislação, Criação e Processamento.
De acordo com Jacqueliny Martins, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, a participação dos apicultores alagoanos nos eventos servirá para que eles sejam mais capacitados e troquem experiências com outros produtores. A analista destacou, ainda, que alguns apicultores também vão vender e comprar produtos apícolas durante a VI Feira de Produtos e Equipamentos Apícolas, que será realizada de forma simultânea aos eventos.
“A missão servirá para que os apicultores do estado se conheçam e façam um intercâmbio entre eles, já que são de regiões diferentes, como Litoral, Zona da Mata e Sertão. Além disso, será um espaço para que eles vendam e comprem produtos apícolas, como já fizeram em outras edições do evento”, destacou a analista.
A missão faz parte do Projeto da Cadeia Produtiva da Apicultura em Alagoas e dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Apicultura no Sertão e Apicultura no Litoral e Lagoas.

Congresso e Seminário

O VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura e o III Seminário de Própolis visam incentivar a produção e a comercialização do mel, própolis e pólen, conhecer os canais de comercialização e discutir mecanismos de exportação desses produtos. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços relacionados com o segmento expostos nos estandes da Feira de Produtos Apícolas e participar de concursos e visitas técnicas.
Os eventos são promovidos pela Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Sebrae Bahia, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).