Geral

Alagoas ganha mais um Centro de Especialidades Odontológicas

14/07/2015
Alagoas ganha mais um Centro de Especialidades Odontológicas
Novo equipamento odontológico dispõe de quatro consultórios, que prestarão serviço de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, atendimento voltado para pacientes especiais e ortodontia, sendo o primeiro serviço a ser implantado em um CEO em Alagoas (Foto: Carla Cleto)

Novo equipamento odontológico dispõe de quatro consultórios, que prestarão serviço de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, atendimento voltado para pacientes especiais e ortodontia, sendo o primeiro serviço a ser implantado em um CEO em Alagoas (Foto: Carla Cleto)

Um serviço odontológico de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) chega a Campo Alegre. O município passa a contar, a partir desta terça-feira (14), com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jane Lúcia Fidélis Guimarães, que beneficiará mais de 50 mil pessoas.
O coordenador nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, participou da inauguração, juntamente com a gerente do Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lourdes Mota e o presidente do Conselho Regional de Odontologia, João Alfredo Guimarães.
O novo equipamento odontológico é do tipo I e dispõe de quatro consultórios, que prestarão serviço de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, atendimento voltado para pacientes especiais e ortodontia, sendo o primeiro serviço a ser implantado em um CEO em Alagoas. Em Campo Alegre, existem atualmente dez equipes de saúde bucal.
Os CEOs começaram a ser instalados a partir da implantação do Programa Brasil Sorridente, do governo federal. Atualmente, há 1.036 equipamentos em todo o país e, desse total, 23 estão em Alagoas.
“Antes do programa não existia esse tipo de tratamento especializado destinado aos usuários do SUS. O CEO é um marco na saúde pública brasileira, que beneficia milhares de pessoas. E, em Alagoas, esse de Campo Alegre está oferecendo um item a mais, que é o tratamento ortodôntico”, frisou o coordenador nacional, Gilberto Pucca.
Ainda segundo Gilberto Pucca, até o fim deste ano, Alagoas será contemplada com mais dez Centro de Especialidades Odontológicas. O coordenador lembrou que, quando o Brasil Sorridente começou, havia apenas 4 mil equipes, enquanto hoje o programa conta com 20 mil.
“Esse CEO é de grande importância para Campo Alegre. Antes, tínhamos apenas duas equipes de saúde bucal e passamos a contar com dez, inclusive uma para atender aos usuários do programa Melhor em Casa. Temos também laboratório de prótese. Vamos oferecer à população um serviço de qualidade”, disse a secretária de Saúde do município, Tamires Santos.
A gerente do Núcleo de Saúde Bucal da Sesau, Lourdes Mota, destacou que os CEOs representam um avanço na área de odontologia de Alagoas, pois oferecem um serviço especial aos usuários do SUS, que muitos não teriam condições de obter na rede particular.
Lourdes Mota lembrou que a secretaria apoia as ações promovidas pelos municípios, em parceria com o Ministério da Saúde, para que a população tenha acesso a um tratamento de qualidade.
O CEO de Campo Alegre recebeu o nome de Jane Lúcia Fidélis Guimarães, em homenagem a primeira odontóloga do município, que faleceu há mais de dez anos. Familiares da homenageada participaram da solenidade de inauguração.
Em Alagoas, existe um CEO tipo 3 em Maceió, os de tipo 2 foram implantados em: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São Sebastião, União dos Palmares e Maceió.
Já os CEOs de tipo I, foram implantados em Batalha, Boca da Mata, Campo Grande, Lagoa da Canoa, Matriz do Camaragibe, Messias, Olho D’ Água das Flores, Santana do Mundaú, Quebrangulo, São Luiz do Quitunde, Teotônio Vilela, Olho D’Água do Casado, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e Campo Alegre.