Geral

Votação da ‘ideologia de gênero’ no Plano de Educação gera polêmica em Palmeira e será apreciada nesta segunda

21/06/2015
Votação da ‘ideologia de gênero’ no Plano de Educação gera polêmica em Palmeira e será apreciada nesta segunda

O Plano Municipal de Educação de Palmeira dos índios apresentado durante a semana, na Câmara de Vereadores, traz alguns pontos polêmicos, que, além de não serem amplamente discutidos, não estão sendo levados ao conhecimento de boa parte da sociedade. Entre eles, um, que está sendo motivo de debates nos legislativos de todo o País, é o que inclui a chamada ‘ideologia de gênero’ nas escolas. O Plano será votado nesta segunda-feira, 22, a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara.

A Ideologia de gênero afirma que o homem e a mulher não diferem pelo sexo, mas pelo gênero, e que este não possui base biológica, sendo apenas uma construção socialmente imposta ao ser humano, através da família, da educação e da sociedade. Afirma ainda que o gênero, em vez de ser imposto, deveria ser livremente escolhido e facilmente modificado pelo próprio ser humano.

Dois itens chamam a atenção no Plano apresentado pela Prefeitura de Palmeira aos vereadores. Um deles “fomenta a expansão das matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades das populações do campo, das comunidades indígenas e quilombolas, da-população LGBT e das pessoas com deficiência”. E outro: “Fomentar e garantir o acesso e a permanência de estudantes e profissionais LGBT do ensino médio, combatendo a discriminação e o preconceito, respeitando a identidade de gênero, por meio de Programas, ações específicas e políticas públicas”, sequer chegarem a ser discutidos pelos vereadores na sessão de quarta-feira, apesar de todos os esforços do pároco da Catedral de Palmeira dos Índios, Thiago Henrique, para tentar fazer entender o significado de ‘ideologia de gênero’.

padre Thiago Henrique

Padre Thiago Henrique participou, no ano passado, das discussões sobre o Congresso Nacional, voltadas para o Plano Nacional de Educação

O pe. Thiago Henrique participou, no ano passado, das discussões sobre o Congresso Nacional, voltadas para o Plano Nacional de Educação e, disse que, naquela ocasião, esse tipo de sugestão foi vetado pelos participantes. “Deve haver algum interesse político por trás dessa decisão, já que, de uma hora para outra, as decisões foram revogadas”, adverte o Padre, lembrando que as pessoas que integram o LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] naturalmente já estão contempladas enquanto cidadãos, em quaisquer programas e projetos da Constituição Brasileira, não havendo necessidade de uma categoria específica para eles. Ao se referir a um dos itens inseridos no Plano de Palmeira, ele questiona; “Quem garante que essas pessoas não tenham condições de arcar com as despesas escolares”?

Além disso, Padre Henrique quer que se defina claramente o que é ideologia de gênero. “É muito temeroso se criar uma legislação específica, sem saber exatamente do que se trata. É uma forma de pensamento, de comportamento?”, indaga novamente, dizendo que o que está em jogo não é o pensamento da família progressista ou da tradicional. “É um passo muito grande a ser dado e não é prudente que se jogue todas as fichas em um futuro incerto”, argumenta, dizendo que, antes de tudo é preciso prudência e que a população deve estar presente à votação. “Estamos trabalhando em defesa da família, seja ela de que religião for. Não somos contra e nem a favor, até porque não sabemos exatamente a que isso se refere e, desta forma, fica sem sentido apreciarmos algo que nem sabemos exatamente do que se trata”, alega, esclarecendo que o Plano não deixa claro a que ou a quem está se referindo.

Dom Dulcênio fala em ‘inquietação’ por parte das pessoas
O bispo diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, divulgou um artigo a respeito da ideologia de gênero. Segundo ele, existe uma inquietação por conta de pessoas que insistem na ideia sobre a ‘Identidade de Gênero’ ou a igualmente chamada ‘Ideologia de Gênero’. “Esta teoria insiste na distorção completa do conceito de homem e mulher, ao propor que o sexo biológico seja um dado do qual deveríamos libertar-nos cabendo a cada indivíduo decidir o tipo de gênero a que pertenceria nas diversas situações e fases da sua vida”, afirmou. “No meu modo de pensar, forçar a implementação da ‘ideologia de gênero’ chega até mesmo ser um constrangimento à família e a toda sociedade, isso sem me deter ao contristar com o querido por Deus quando da obra da criação. Constranger é incomodar, forçar; é, ainda, coagir e compelir”, completou. Dom Dulcênio se baseia na nota dos Bispos do Regional Nordeste 3, que elucida: “No mês de junho todos os 5.570 municípios brasileiros deverão aprovar seus Planos Municipais de Educação (PME) de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, instituído pela Lei 13.005/2014”.

 

Luiz Lobo o algoz do Sinteal na Educação

Luiz Lobo

Secretário diz que papel da família é insubstituível

Mas o secretario Municipal de Educação, Luiz Lobo, diz que, antes levar o Plano ao conhecimento da Câmara de Vereadores, houve um estudo aprofundado sobre seus detalhes. “Quando assumi a Secretaria, há 120 dias, essas discussões já vinham ocorrendo. Estamos deixando para os palmeirenses um legado que irá vigorar até o ano 2025”, adianta. Segundo Lobo, as discussões envolveram políticos, juristas, filósofos, enfim, vários profissionais de toda a sociedade, que deram suporte a cada um dos itens elaborados e apresentados. O secretário disse, também, que lamenta que os detalhes não estejam sendo divulgados na imprensa tradicional, mas, sim, através das redes sociais.

Leia mais na versão impressa