Geral

Sesau realiza Oficina de Planejamento em Palmeira dos Índios

03/06/2015
Sesau realiza Oficina de Planejamento em Palmeira dos Índios
Planejamento em Palmeira dos Índios (Foto: Carla Cleto)

Planejamento em Palmeira dos Índios (Foto: Carla Cleto)

De Palmeira dos Índios – Melhorar os indicadores de saúde e viabilizar o aceso da população aos serviços é uma das ações que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem realizado nas 10 Regiões de Saúde. E, para isso, oficinas de planejamento regionais têm sido realizadas, com a participação dos gestores de saúde. Nesta terça-feira (2), o município de Palmeira dos Índios sediou a ação, beneficiando os municípios que integram a VIII Região de Saúde.
Na oficina foram apresentadas as ações para regionalização dos serviços de saúde e os benefícios que trará para os municípios de Palmeira dos Índios, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca. Também durante a oficina, os gestores foram divididos em grupos e apresentaram propostas que serão analisadas pela Sesau e voltarão a se reunir para definir como ficará a nova organização dos serviços.
“Melhorar a qualidade da assistência à saúde é uma das metas do Governo do Estado, que tem dado apoio às ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde nos municípios”, afirmou Hilzonete Abreu, diretora de Planejamento da Sesau, durante a abertura do evento. Ela ressaltou que todas as ações da saúde devem ser planejadas para que, efetivamente, facilitem o acesso da população aos serviços de saúde nas regiões, evitando que os usuários dos SUS sejam obrigados a se deslocarem para Maceió.
Ainda durante a oficina, o superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Sesau, D’narte Bastos, salientou que o Programa de Regionalização irá contribuir para a melhoria dos serviços de saúde em Alagoas. Já a Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, Júlia Levino, fez um diagnóstico das Redes de Atenção à Saúde para os gestores da VIII Região de Saúde.
Na última ação da Oficina de Planejamento, os técnicos municipais de Palmeira dos Índios, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca foram divididos em grupos e apresentaram propostas que serão analisadas pela Sesau. Após a análise, os gestores e prefeitos voltam a se reunir, para verificar como ficará a nova conformação de organização dos serviços de saúde.