Geral

SEE divulga nova data para escolas se credenciarem no regime integral

15/06/2015
SEE divulga nova data para escolas se credenciarem no regime integral
 Alunos usam computadores da Escola Marcos Antõnio (Foto: Valdir Rocha)


Alunos usam computadores da Escola Marcos Antõnio (Foto: Valdir Rocha)

As escolas da rede pública estadual que desejem adotar o regime de tempo integral para o Ensino Médio poderão fazer seu credenciamento nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a partir de segunda-feira (15) e se candidatarem para a adoção do sistema. Segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado (www.doeal.com.br) do dia 11 de junho, o Programa Alagoano de Ensino Integral será implantado em 13 escolas – uma em cada CRE – até o início do ano letivo 2016. O modelo implantado será similar ao adotado pela Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes desde março deste ano.
Poderão se candidatar ao processo apenas as escolas aptas a ofertar apenas Ensino Médio a partir de 2018. O processo de implantação do regime de tempo integral será gradativo, contemplando, inicialmente, as turmas do 1º ano do Ensino Médio em 2016. No ano seguinte, além dos 1º anos, os estudantes do 2º ano também serão atendidos pelo sistema. Por fim, em 2018, o regime chega ao 3º ano, contemplando todo o Ensino Médio. A partir deste momento, não será mais ofertado o Ensino Fundamental nesta escola.
As unidades selecionadas pelo programa terão jornada semanal mínima de 35 horas e máxima de 50 horas, sendo que a carga horária diária não pode ser superior a nove horas.
“No momento de seu credenciamento, a escola candidata deve procurar a sua coordenadoria, a qual vai orientá-la na elaboração de sua proposta para a implantação do programa. Isto inclui um plano de ação pedagógica, informações sobre a estrutura física e de recursos humanos, descrição de disciplinas eletivas e projetos que estimulem o protagonismo juvenil.
Nesta proposta, também será preciso apresentar a forma de oferta de Ensino Médio: articulado com a Educação Profissional e Tecnológica ou com jornada ampliada associada atividades complementares, a exemplo de projetos de iniciação científica, esportes e atividades culturais”, explica a secretária adjunta da Educação, Laura Souza.

Cronograma

O processo seletivo ocorre em quatro etapas. De 15 de junho a 03 de julho, as escolas farão seu credenciamento nas CREs. Cada coordenadoria selecionará três unidades de ensino e estas terão suas propostas submetidas para a SEE no período de 06 a 10 de julho. A secretaria analisará os projetos apresentados entre 13 de julho e 14 de agosto. O resultado final, com as 13 classificadas, deverá ser divulgado no dia 17 de agosto no Diário Oficial do Estado e no site da Secretaria de Educação (www.educacao.al.gov.br).
As 13 selecionadas passarão por um período de formação durante todo o segundo semestre onde realizarão o redesenho curricular da unidade a partir das orientações das CREs. As unidades de ensino também terão o período de 18 de agosto a 30 de novembro de 2015 para realizar as devidas adequações, encaminhadas pela Comissão Central da SEE/AL em seus planos de trabalho.
Para mais informações sobre o processo seletivo, acessar o edital na edição do DOE do dia 11 de junho ou no site da SEE.