Geral

Secretária representa Alagoas no maior evento da juventude da América Latina

06/06/2015
Secretária representa Alagoas no maior evento da juventude da América Latina
O esporte universitário é fundamental para a consolidação do Sistema Nacional do Esporte, começando na escola e passando pelas instituições de ensino superior (Foto: Adailson Calheiros)

O esporte universitário é fundamental para a consolidação do Sistema Nacional do Esporte, começando na escola e passando pelas instituições de ensino superior (Foto: Adailson Calheiros)

Unir educação e esporte traz ao cidadão, desde a infância, uma formação diferenciada, impulsionando-o ao sucesso, seja profissional ou no esporte. Para discutir temas como esse, a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, foi convidada, para nesta sexta-feira (5), participar de uma mesa de debates na 54º edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que acontece em Goiânia.
Claudia Petuba foi convidada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) para representar Alagoas na mesa de debates do maior evento para a juventude da América Latina. A abordagem discutida foi O papel da Universidade no Sistema Nacional de Esporte. Além da secretária, o representante da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Lusimar Santos, também foi palestrante.
Para Petuba, o esporte universitário é fundamental para a consolidação do Sistema Nacional de Esporte. “Estou muito feliz em representar meu Estado, nesse grandioso evento. A UNE fez parte de um período importante da minha juventude. E venho com satisfação dizer que o esporte universitário é fundamental para a consolidação do Sistema Nacional do Esporte, começando na escola e passando pelas instituições de ensino superior [IES],” destaca a secretária.
Segundo Petuba, no Brasil já existe experiências exitosas de Atléticas, Federações e Ligas contempladas no Sistema Nacional do Esporte. “Em Alagoas precisamos impulsionar o desporto universitário, assim reforçaremos a formação acadêmica e mais talentos serão projetados. A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promoverá campanhas e apoiará a organização dos estudantes nas entidades estudantis e esportivas,” finaliza.
Para oferecer à juventude estudantil expectativas positivas no segmento, a secretária explica a importância de cada curso de graduação ter o Centro Acadêmico (CA), para lutar pelos estudantes do curso que eles representam. Já os alunos de uma IES se organizarem em um Departamento Central dos Estudantes (DCE), e as Atléticas representarem os atletas de um curso e finalmente as Federações, os atletas de uma Instituição de Ensino Superior. Integrados é possível proporcionar mais perspectivas para a juventude.