Geral

Saúde monitora plano de ação do programa SOS Emergências em Alagoas

16/06/2015
Saúde monitora plano de ação do programa SOS Emergências em Alagoas
Programa visa a melhoria da gestão, qualificação e ampliação do acesso aos usuários em situações de urgência, além da redução do tempo de espera (Fotos: Adaílson Calheiros e Carla Cleto)

Programa visa a melhoria da gestão, qualificação e ampliação do acesso aos usuários em situações de urgência, além da redução do tempo de espera (Fotos: Adaílson Calheiros e Carla Cleto)

O Hospital Geral do Estado Dr. Osvaldo Brandão Vilela (HGE) foi avaliado nesta segunda-feira (15), durante reunião de trabalho que aconteceu no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde. A discussão acerca do plano de ação do programa SOS Emergências, que está inserido na Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado de Alagoas, serviu para monitorar o que foi pactuado para o programa.
Iniciado em 2013, o programa SOS Emergências visa promover o enfrentamento das principais necessidades do HGE, por meio da melhoria da gestão, qualificação e ampliação do acesso aos usuários em situações de urgência, além da redução do tempo de espera. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, é necessário superar as dificuldades para que as ações do programa sejam executadas.
Para a diretora do Hospital Geral do Estado, Verônica Omena, é inegável o avanço da unidade com a implantação do SOS Emergências. “Para avançarmos ainda mais, é preciso ainda a continuidade das ações com foco nos leitos de retaguarda”, disse ela. Isso porque, segundo a gestora da unidade, essa iniciativa vai resolver o problema da superlotação.
A apoiadora do SOS Emergências em Alagoas, Valéria Antônia Pereira, informou que o Hospital Geral do Estado é a única unidade que integra o programa a possuir um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) próprio. O serviço é responsável por garantir a continuidade ao tratamento de pacientes em suas residências.
A secretária Rozangela Wyszomirska frisou que, além de executar as ações do plano proposto para o programa SOS Emergências no Hospital Geral do Estado, também é importante fundamentar essas mudanças no processo de trabalho. A medida tem como objetivo garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.
Ainda participaram da reunião, a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Sônia Moura; o superintendente de Controle e Avaliação da Sesau, D’narte Bastos; a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Lorella Chiappetta; o diretor de Atenção Hospitalar da Sesau, Rogério Barboza; e a gerente administrativa do HGE, Aline Lucas.