Geral

Reunião do Conselho Gestor da APA do Pratagy debate proteção do manancial

12/06/2015
Reunião do Conselho Gestor da APA do Pratagy debate proteção do manancial
A APA do Pratagy foi criada com o objetivo principal de proteger o manancial hídrico que abastece o município de Maceió (Foto: Ascom Semarh)

A APA do Pratagy foi criada com o objetivo principal de proteger o manancial hídrico que abastece o município de Maceió (Foto: Ascom Semarh)

O Conselho Gestor da Unidade de Conservação, da Área de Proteção Ambiental – APA do Pratagy, se reuniu na quinta-feira (11) na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Durante o encontro, foi apresentado o resumo das ações executadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na APA, além da apresentação de um projeto que deverá ser desenvolvido na Unidade de Conservação, voltado à recuperação e preservação das nascentes e das áreas de recarga do lençol freático.
A APA do Pratagy foi criada com o objetivo principal de proteger o manancial hídrico que abastece o município de Maceió.
“A Semarh, em conjunto com o IMA e a UFAL, está elaborando um projeto para diagnosticar e mapear as nascentes e suas áreas de recarga. Este estudo embasará o Plano de Manejo, e servirá como instrumento norteador para a conservação dessas áreas, devendo ser considerado para a tomada de decisões nos processos de licenciamento ambiental”, argumentou o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzalez.
Outro dado importante do Conselho Gestor da Unidade de Conservação é a reciprocidade com que os temas levados pela população são tratados nas reuniões.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, o conselho tem caráter consultivo e serve como um importante fórum de discussões com foco na conservação dos recursos naturais da APA. Lembrando que o conselho é formado paritariamente entre o poder público e a sociedade.
“Após estas discussões, o conselho define ações que serão trabalhadas nas unidades de conservação. Durante a reunião de quinta-feira, o Instituto do Meio Ambiente [IMA] apresentou as ações realizadas pela autarquia dentro da unidade, a exemplo da fiscalização e educação ambiental”, informou Valdenira Chagas, bióloga da Semarh, responsável pela articulação com os conselheiros.
No encontro, a Semarh tratou ainda do projeto de lei que tratará sobre o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), já que o estado precisa contar com este mecanismo para dar maior amparo legal e fortalecer as políticas de conservação no estado.