Geral

Regionalização dos serviços de saúde avança no Estado de Alagoas

20/06/2015
Regionalização dos serviços de saúde avança no Estado de Alagoas
Mais uma capacitação aconteceu, desta vez, em Pão de Açúcar. (Foto: Divulgação)

Mais uma capacitação aconteceu, desta vez, em Pão de Açúcar. (Foto: Divulgação)

As Oficinas de Planejamento nos municípios alagoanos estão em continuidade e avançam para a regionalização da assistência à saúde, uma das prioridades do governador Renan Filho. Nesta quinta-feira (18), foi realizada mais uma capacitação em Pão de Açúcar, com a participação dos técnicos e gestores das cidades que integram a IX Região de Saúde.
O superintendente de Articulação, Controle e Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde, D’Narte Bastos, participou do evento e representou a secretária da pasta, Rozangela Wyszomirska.
Durante a abertura da oficina, D’Narte Bastos destacou a importância do evento como necessário para a identificação das necessidades dos municípios e para discutir quais são as prioridades para a região.
“Nós estamos discutindo o que existe nos municípios para que possamos pactuar e trazer a solução para região”, frisou Bastos. O gestor acrescentou que o processo de regionalização é uma realidade e fortalecerá a Saúde no Estado, com a oferta de serviços de qualidade aos usuários.
Na oficina, os técnicos do órgão estadual também discutiram sobre os serviços que existem nos municípios que integram a IX Região e como poderão ser disponibilizados para a população. Em um segundo momento, foram divididos em grupos, onde fizeram uma avaliação dos serviços existentes, necessidades e carências.
A IX Região de Saúde é composta pelos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
As capacitações de planejamento já foram realizadas na IV Região (Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa), na II (Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres), na III (Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares), VI (Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás), V (Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotonio Vilela) e VIII (Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca).
As oficinas ainda acontecerão na X Região, em Delmiro Gouveia, e na I, em Maceió.