Geral

Programa Produzir Juntos divulgou artesanato e culinária em Arapiraca

01/06/2015
Programa Produzir Juntos divulgou artesanato e culinária em Arapiraca
Foram negociados mais de 80 produtos dos segmentos de alimentos e artesanato na barraca montada pela Secretaria do Trabalho (Fotos: Ascom SETE)

Foram negociados mais de 80 produtos dos segmentos de alimentos e artesanato na barraca montada pela Secretaria do Trabalho (Fotos: Ascom SETE)

Os empreendimentos de economia solidária atendidos pelo Programa Produzir Juntos que expuseram os produtos no Parque Ceci Cunha durante o Governo Presente, em Arapiraca, tiveram um movimento considerado positivo, segundo levantamento dos técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
Foram negociados mais de 80 produtos dos segmentos de alimentos e artesanato na barraca montada pela Secretaria do Trabalho. Os dados confirmaram a venda de muitos alimentos como broa, bolo e doce, e também de peças de artesanato, entre vestidos, lenços e objetos decorativos.

Doces

Adriana de Melo, doceira da fábrica de Doces Arapiraca, cuja sede fica localizada no povoado Bálsamo, ficou satisfeita com o movimento e com a saída dos produtos de sua banca. “Trouxemos potinhos pequenos de 150g, daqueles indicados para sobremesa e para minha surpresa a procura foi intensa. Vendemos mais de 60 em um dia e meio, o que foi ótimo”, ressaltou.
Para Josefa Moraes da Cooperativa Artesãs Criativas, a exposição também serve para divulgar os produtos, já que nesses momentos os artesãos aproveitam para fechar negócios futuros.
“É importante sempre participar de feiras e exposições, sejam em praça pública ou ambiente fechado. Pois, as vendas podem acontecer na hora ou através de um pedido maior de um cliente ou mesmo de empresa que queira revender nossos produtos”, lembrou.

Filé

Com mais de 20 anos no ramo de produtos artesanais, Lindinalva Camargos é associada da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova. Ela também foi uma das expositoras convidadas pelo programa Produzir Juntos para mostrar seu trabalho em Arapiraca. Além de vender, Lindinalva ainda confeccionava as peças em filé em pleno Parque Ceci Cunha. Uma forma de atrair os clientes e fazê-los entender que os produtos são novos e criados por meio de uma arte alagoana.
“Estou fazendo um lenço para pescoço utilizando uma técnica chamada ponto de jasmin com arroz. A peça fica muito bonita e elegante quando usado de forma correta”, explicou.
O secretário do Trabalho, Rafael Brito, que acompanhou a movimentação dos empreendimentos no Parque Ceci Cunha, manifestou alegria com a diversidade de produtos e reafirmou apoio ao programa Produzir Juntos.
“Investir em grupos de economia solidária é fortalecer um movimento que cresce no Brasil e no mundo de maneira cada vez mais organizada. Ela gera renda sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem agredir o meio ambiente. Nessa relação, o protagonista é o consumidor”, declarou Rafael.