Cidades

Prefeitura de Arapiraca capacita agentes de trânsito

09/06/2015
Prefeitura de Arapiraca capacita agentes de trânsito

DSC_8795Atualizar-se. Ação necessária para qualquer profissional se manter competitivo no mercado de trabalho. Assim foi a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), que deu o aval para a Prefeitura de Arapiraca realizar uma capacitação sobre Legislação de Trânsito para os Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O curso acontece de 8 a 19 deste mês no auditório da Escola de Governo pela manhã e tarde, no bairro Santa Edwiges.
Para Célia Rocha, as questões do trânsito têm alertado autoridades do mundo inteiro, principalmente pelas mortes que acontecem diariamente, inclusive no Brasil. Dados do Instituto Avante Brasil apontam o país como o quarto do mundo com maior número de mortes no trânsito. O Brasil fica atrás apenas da China, Índia e Nigéria.
“Como gestores, temos que nos preocupar com a situação do trânsito que a cada dia se torna um desafio para todos nós. Essa capacitação dos agentes é de extrema importância para que eles possam acompanhar as mudanças na Legislação e lidar da melhor maneira possível com a população no seu dia a dia”, frisou Célia Rocha.

Integração entre SMTT e 3º BPM

Durante o curso, ministrado pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Israel de Moura, os agentes de trânsito da SMTT de Arapiraca também vão ter aulas sobre mudanças comportamentais de como fazer abordagens ao cidadão e trabalhar na construção de um trânsito seguro e com fluidez.
No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira (8), o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o subsuperintendente Willyan Nunes, e um dos diretores do Departamento de Trânsito, Vanderley Pereira, ressaltaram a importância da integração que a Prefeitura de Arapiraca tem com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM).
“Essa integração é muito importante para que juntos possamos atingir nossos objetivos que é implantar a educação no trânsito de Arapiraca sem deixar de cumprir a legislação no que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro”, disse Ricardo Teófilo.
Militares do Batalhão de Trânsito (Bptran), do 3º BPM, também estão participando do treinamento. “É necessário que haja essa integração para que os policiais e os agentes de trânsito, que atuam em Arapiraca, possam trabalhar em sintonia e com as devidas competências na circunscrição dentro do município”, afirmou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Wellington Bittencourt.
O professor Israel de Moura, especialista em Trânsito e pós-graduado em Segurança Pública, ressaltou a prioridade dos gestores públicos em promover um trânsito racional e sustentável nos municípios brasileiros, incluindo também a participação e consciência de cada cidadão no processo, uma vez que o trânsito é, segundo ele, um fenômeno altamente complexo.
“Se o gestor público não pensar em sustentabilidade ele não estará pensando nas futuras gerações e contribuindo no presente para construir um trânsito seguro dentro das determinações da mobilidade urbana”, avaliou Moura.
Sobre a situação das infrações no trânsito, o especialista comentou que elas vão sempre existir devido ao comportamento dos condutores que não seguem as regras e determinações da lei. No entanto, ele disse que o agente de trânsito também deve se tornar um educador e promover um trânsito seguro para toda a população.
Moura tem uma Fan Page no Facebook sobre Legislação e Direito de Trânsito, em que trata de todas as questões sobre o assunto. Até a tarde desta segunda-feira (8), a página tinha 16.455 acessos.

Programação dos cursos

O curso de atualização sobre Legislação de Trânsito terá, ao todo, 72 horas/aula, com certificação, dividido em duas turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h, no auditório da Escola de Governo, no bairro Santa Edwirges.
De segunda-feira (8) a quinta-feira (11), os agentes da SMTT terão aulas de “Legislação e Direito de Trânsito” com o tenente-coronel Moura.
Na sexta-feira (12), às 8h30, haverá palestra sobre “O Crescimento das Cidades e a Mobilidade Urbana” com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, entre outros.
Na próxima semana, de 15 a 19 serão realizadas aulas sobre “Levantamento e Coleta de Dados” com o professor Enoque Balbino, na segunda-feira (15) e na terça-feira (16). Na quarta-feira (17), a aula será sobre “Transporte” com o professor do Sest-Senat, Alexandre Rosa. Na quinta-feira (18), o curso vai debater sobre “Abordagem e Resiliência” com o tenente Dantas.
O curso será encerrado na sexta-feira (19) com aula sobre “Engenharia de Tráfego” com o subsuperintendente da SMTT, Willyan Nunes.
Para o agente de trânsito Caio César, 26 anos, a capacitação é muito importante para a atualização profissional de quem trabalha diariamente no trânsito de Arapiraca.
“Esse curso valoriza e atualiza ainda mais o agente de trânsito, principalmente no que diz respeito às mudanças de comportamentos que estamos aprendendo referente à abordagem aos condutores”, disse Caio César.