Geral

PM forma mais uma turma do Curso Superior de Polícia

20/06/2015
PM forma mais uma turma do Curso Superior de Polícia
Curso capacitou 22 oficiais para exercerem cargos e funções dentro dos diversos níveis estratégicos das instituições militares (Fotos: Ascom PM)

Curso capacitou 22 oficiais para exercerem cargos e funções dentro dos diversos níveis estratégicos das instituições militares (Fotos: Ascom PM)

Vinte e dois oficiais participaram na noite dessa quinta-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado, da solenidade de formatura do Curso Superior de Polícia (CSP) 2014. O curso que tem o objetivo de atualizar, aprimorar e ampliar os conhecimentos dos oficiais superiores das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros capacitou 22 oficiais para exercerem cargos e funções dentro dos diversos níveis estratégicos das instituições militares. Os formandos iniciaram suas atividades em outubro de 2014, tendo a participação de oficiais alunos das Polícias Militares dos Estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre e do Corpo de Bombeiros alagoano.
O subcomandante-geral da PMAL, coronel Louvercy Monteiro, que na oportunidade representou o comandante-geral coronel Lima Júnior, abriu oficialmente a cerimônia e, após as leituras oficiais, foram entregues placas em homenagem aos professores e instrutores do curso, bem como os três primeiros colocados, tenente-coronel da PMAC, Atahualpa Ribeira, major Alexandre Ferreira e major Maridete Moura, seguido dos demais concluintes, receberam seus certificados de aprovação no CSP 2014.

Discursos

O modelo aplicado durante o curso possibilitou a cada formando uma nova reflexão acerca da Segurança Pública, tese defendida no discurso do orador. “Muitos paradigmas foram quebrados, conceitos questionados e modelos revistos. Estávamos ávidos pelo novo, assim sendo ganha a polícia, ganha a sociedade e ganhamos nós, 22 guerreiros dispostos a enfrentar as mais árduas missões para promover a cultura da paz”, ressaltou Atahualpa Ribeira.
O comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, coronel João Marinho, parabenizou os 22 oficiais que concluíram o curso, e agradeceu a toda equipe pela contribuição e sucesso do curso, que segundo ele, teve o dever cumprido durante os nove meses de sua duração por entender que o CSP é o divisor da vida de cada formando.
“Externo a minha alegria e satisfação em poder entregar na noite de hoje o diploma a cada um dos senhores, profissionais abnegados, que buscaram a todo momento dar o melhor de si. Hoje entregamos oficiais que voltam às suas corporações melhores do que entraram, capacitados em todas as áreas que lhes foram apresentadas, prontos para dar o melhor de si, com conhecimentos novos, condições diferenciadas, com a competência e sendo exemplos para que a atividade operacional e administrativa sejam fortalecidas. Foi um desafio vencido por um conjunto de docentes e discentes que entenderam a proposta e a filosofia da APMSAM.” destacou João Marinho.
Finalizando os discursos o subcomandante-geral destacou que só através da troca de conhecimento entre o professor e aluno é que se chega a uma qualificação profissional, sendo assim o oficial reiterou a frase usada por ele durante os 09 anos em que tutoria os cursos do Senasp. “A opinião do professor deve ser tida somente como provável. Contribui para incentivar a pesquisa do aprendiz”. E ressaltou ainda que o comprometimento com o aprendizado em sala de aula foi demonstrado durante as apresentações de seus trabalhos, vislumbrando o conhecimento assimilado e dedicação de cada formando ao CSP.
Estiveram presentes à cerimônia, o comandante-geral do BM, coronel Adriano Amaral; o diretor de Políticas Públicas da Sedres, coronel Marcus Vinicius; o ex-comandante geral da PM, coronel R/R João Ramalho; o sub diretor de Ensino, tenente-coronel José Oliveira; o presidente da Assomal, Major Wellington Fragoso; o deputado Federal, Cícero Almeida; o pastor da Igreja Batista Seara, Frederico Silva; representado o presidente do Conselho Estadual da Educação, professor Eliel Santos; o delegado da ADESG, Alexandre José; o casal de procuradores do Estado, Alberto Casado e Graça Casado; além de familiares e amigos dos formandos.
Atahualpa Ribeira, orador da turma, destacou: “Hoje é um grande dia, grande com “G” maiúsculo, “G” de gratidão, “G” de garbo; “G” de grandioso… esta é a sensação que arde no peito de cada um de nós concluintes do CSP”.