Geral

Pedro Henrique: o goleiro que salvou o ASA diante do Palmeiras

01/06/2015
Pedro Henrique: o goleiro que salvou o ASA diante do Palmeiras

113548O goleiro Pedro Henrique, 29, foi um dos grandes destaques do ASA no empate sem gols, diante do Palmeiras, quarta-feira, no Allianz Parque, a Arena do Vedão. Fez, no mínimo, duas defesas que salvaram o time de Arapiraca, uma delas foi cara a cara com o atacante Leandro Pereira.
O globoesporte colocou o nome de Pedro Henrique como o “Destaque” da partida, com o seguinte comentário: “Paredão de Arapiraca – Nas poucas vezes em que conseguiu levar perigo, o Palmeiras parou no goleiro Pedro Henrique, que fez grandes defesas. A principal delas foi em chute de Leandro Pereira, já perto do final da partida”.
Em julho, o ASA recebe os paulistas no Coaracy da Mata Fonseca, aonde a torcida faz a diferença.

HISTÓRIA – Natural de Barra do Garças, Mato Grosso, Pedro Henrique começou a jogar na escolinha do Goiás, em 1996, onde passou por todas as categorias de base. Se profissionalizou em 2003, mesmo ano em que se desvinculou do Goiás. Em 2004, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Nesse período, esteve emprestado para a Canedense (GO), em 2007; CRAC (GO), em 2008/2009; Ituiutaba (MG), em 2010 e Aparecidense (GO), em 2013.
Esta é a segunda passagem de Pedro Henrique pelo ASA. A primeira foi no ano passado, quando atuou pelo time de março a outubro. Retornou no dia sete de março deste ano e, agora, tem contrato até o final de 2016.
À reportagem da TRIBUNA DO SERTÃO, Pedro Henrique contou que o Palmeiras não foi o primeiro grande clube que ele enfrentou ao longo da carreira. Já atuou contra outros times de porte pelas séries A e B, na própria Copa do Brasil. “Além disso, estava nos grupos do Goiás Esporte Clube, em participações pela Copa Sul Americana, inclusive no vice campeonato em 2010 e na Libertadores de 2006, também pelo Goiás”, recorda.
O público no Verdão foi de 17.212 pagantes, o que não assustou o goleiro. Ao contrário. “O estádio ficou realmente muito bonito, mas quando o jogo é iniciado, o momento foi de focar ainda mais no adversário e ajudar o time”, relata.
Pedro Henrique também falou da maneira como se portar diante de um grande time, como o Palmeiras. “Jogar contra uma equipe grande, como o Palmeiras, requer total atenção, do começo ao final do jogo. São jogadores de nível de seleção e, por isso, todo lance pode ser decisivo”, resume. “Toda a nossa equipe se comprometeu muito com o que nos foi pedido taticamente; todos os setores se doaram bastante”, relembra o goleiro, de 86 Kg e 1.90 m.
Essa boa atuação do ASA, reconhecida inclusive pela imprensa nacional, também aumenta, segundo ele, a responsabilidade em manter um bom nível de competitividade também no Campeonato Brasileiro da Série C, que o clube disputa paralelamente.

“Tudo começou como brincadeira”

Pedro Henrique, que é filho de ex-goleiro (o pai jogou na Juventude e em clubes de Goiânia) começou a jogar muito cedo. “Por ser o mais novo do time, comecei a brincar no gol, fui gostando e passei a ser elogiado cada vez mais. Tudo foi acontecendo naturalmente”, conta. Sobre o futuro, ele resume: “O goleiro vive intensamente todos os dias. Nosso compromisso é de aperfeiçoar nossa performance, para ajudar sempre a nossa equipe”.

O arqueiro do ASA cursou dois anos na Faculdade de História na Universidade Federal de Goiás, mas não conseguiu concluir. “Tive que trancar a faculdade e depois não consegui concluí-la. Depois me formei em Gestão Empresarial pela Faculdade Objetivo. Porém, meu sonho sempre foi viver do futebol”, completa.

ESCÂNDALO – Pedro Henrique diz lamentar o escândalo deflagrado esta semana e divulgado pela imprensa mundial, que coloca em xeque a credibilidade de instituições como a Fifa e a CBF. “Estamos vivendo um momento histórico. A corrupção, em qualquer nível, em toda a sociedade, vem sendo cada dia mais repudiada, reprimida e punida. Não podemos perder essa oportunidade para aperfeiçoar nosso futebol, dentro e fora dos campos”, finaliza.