Geral

IMA organiza atividades que aliam esporte a preservação ambiental

02/06/2015
IMA organiza atividades que aliam esporte a preservação ambiental

IMG_2010A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) organiza um circuito esportivo para atrair a atenção da população para a preservação ambiental e para as Unidades de Conservação existentes no estado. No último sábado (30) houve uma prova de trekking que movimentou a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratagy e no próximo dia 14 é a vez do Passeio Ciclístico, que deverá reunir mais de 1,5 mil pessoas na orla de Maceió.
A ideia de aliar a prática esportiva com as ações de preservação ambiental faz parte das estratégias do órgão para sensibilizar a população. “Nós queremos fazer do IMA um órgão de excelência, na qualidade dos serviços oferecidos, e as novas ações fazem parte desse novo momento, dessa cara mais moderna e mais ágil”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.
No último sábado, o primeiro Trekking Ecológico, movimentou a APA do Pratagy. Com 164 pessoas, distribuídas em 41 equipes mistas, que se inscreveram em site específico, a atividade deu um colorido diferente ao bairro do Mirante da Sereia, próximo a foz do Pratagy, onde houve a largada e a chegada das provas de 10km e 15km.
A competição teve início às 09h e a última equipe chegou por volta das 15h30. “O trekking é uma prova de corrida que acontece dentro de uma área com mata, faz parte das modalidades de esporte de aventura, é feita a pé, mas têm outras que podem ser feitas nadando, remando ou de bicicleta”, explica Rômulo Theotônio, da equipe Maderada, que organizou o evento junto com a equipe do IMA.
Segundo Gustavo Lopes “essa foi a primeira prova, uma espécie de teste, e foi bem aceito. Agora nós deveremos iniciar um circuito envolvendo outras área de proteção que permitem esse tipo de evento e pretendemos chamar mais parceiros”, disse sobre as provas de esporte de aventura que o órgão pretende realizar.

Passeio

Uma atividade que já tem data para acontecer é o já tradicional Passeio Ciclístico do IMA. Programado para o próximo dia 14, deverá reunir mais de 1,5 mil pessoas para pedalar na orla de Maceió. A concentração prevista para 08h, na Praça Poliesportiva do Pontal da Barra, é o ponto de largada do percurso que segue até o Posto 7, na Jatiuca.
O Passeio Ciclístico é aberto para todas as pessoas que queiram participar. A inscrição é a doação de 01kg de alimento não perecível e dá direito à camiseta do evento. “O Passeio já é tradicional e muitos grupos aguardam o ano inteiro para poder participar, então decidimos abraçar e manter a atividade nessa gestão”, disse Gustavo Lopes.
As inscrições já estão acontecendo em diversos pontos espalhados nos bairros da Jatiuca, Jacintinho, Centro, Chã da Jaqueira, Cleto Marques Luz e na sede do IMA, no bairro do Mutange.