Geral

Grécia apresenta nova proposta a credores; Comissão discute plano nesta 2ª

21/06/2015
Grécia apresenta nova proposta a credores; Comissão discute plano nesta 2ª
Tsipras, durante evento na Rússia essa semana: premiê apresentou novo plano de recuperação neste domingo

Tsipras, durante evento na Rússia essa semana: premiê apresentou novo plano de recuperação neste domingo

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresentou neste domingo (21/06) ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, à chefe do Fundo Monetário Internacional, Cristine Lagarde, e ao presidente da França, François Hollande, uma nova proposta de reformas antes da reunião emergencial do Conselho marcada para segunda (22/06).
“O primeiro-ministro apresentou aos três líderes a proposta grega para um acordo mutuamente beneficente, que dê uma solução definitiva e não um adiamento para o problema”, informou Atenas em comunicado.
Durante a ligação telefônica feita com os líderes, o premiê apresentou as linhas gerais da proposição a ser feita na segunda: o novo plano mantém os três tipos de taxa do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em 6,5%, 13% e 23%, que já haviam sido propostos anteriormente e negados pelas instituições credoras, mas prevê a mudança da incidência dos tributos de forma a aumentar as receitas fiscais. Esse havia sido um pedido dos credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
Além disso, Atenas vai propor abolir aposentadorias antecipadas a partir de 2016, o que geraria uma economia de € 200 milhões, assim como reduzir as pensões complementares mais altas.
A Grécia, no entanto, insiste que um acordo deve incluir necessariamente uma reestruturação da dívida e uma flexibilização fiscal. No próximo dia 30 de junho, vence o prazo da segunda prorrogação do resgate ao país, e é esperado que Atenas pague € 1,6 bilhão ao FMI.
BC grego alerta sobre saída ‘dolorosa’ do euro e da UE caso não haja acordo com credores
A Comissão Europeia afirmou que já começou a trabalhar no novo plano apresentado pelo governo grego, liderado pelo partido de esquerda Syriza. De acordo com fontes consultadas pela Agência Efe, algumas das medidas já divulgadas dessa nova oferta mostrariam “novas concessões” para tentar chegar a um denominador comum com os credores.
O premiê segue neste domingo para Bruxelas e, lá, encontrará o ministro Nikos Pappas e o chefe da equipe negociadora grega, Euclidis Tsakalotos. Na cidade, um protesto em solidariedade aos gregos reuniu cerca de 5.000 pessoas hoje.

Hollande
O presidente francês se encontrou neste domingo com o premiê italiano, Matteo Renzi, e diz esperar uma solução para o problema grego.
“Sobre a questão da Grécia, não há tempo a perder. Não estou otimista nem pessimista”, disse. “Confio em um acordo que seja o mais durável e estável possível porque se a Grécia sair do euro não será bom nem para eles, nem para a Europa.”
Renzi seguiu o mesmo tom, mas disse que é necessário um “esforço recíproco de ambas as partes”. “Do meu ponto de vista, há condições para se chegar a um acordo. Não devemos perder essa possibilidade”, acrescentou o primeiro-ministro, dizendo que a Itália acredita que a crise grega pode vir a se espalhar pelo continente.