Geral

Governo do Estado incentiva produtores de milho em Alagoas

13/06/2015
Governo do Estado incentiva produtores de milho em Alagoas
Curso, que será iniciado no próximo dia 23 e se estende até 27 de agosto, é destinado à comunidade estudantil em geral, em especial estudantes que estejam cursando a Educação Básica (Foto: Valdir Rocha)

Curso, que será iniciado no próximo dia 23 e se estende até 27 de agosto, é destinado à comunidade estudantil em geral, em especial estudantes que estejam cursando a Educação Básica (Foto: Valdir Rocha)

Produtores rurais acompanharam, nesta quinta-feira (11), o plantio de milho durante o Dia de Campo na Fazenda Bonito, no município de Quebrangulo. A visita a uma área de produção de grãos faz parte das ações do governo de Alagoas para incentivar a diversificação de culturas no Estado.
O Dia de Campo em Quebrangulo foi uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com a Comissão para o Incentivo à Produção de Grãos de Alagoas e Fazenda Bonito.
“Hoje mostramos que o produtor tem a possibilidade para o plantio do milho e condições necessárias para a sua produção. Mas o Governo de Alagoas garante sua presença junto ao setor e incentivará, por meio de parcerias, o crescimento da produção local”, enfatiza o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.
Durante a visita à área de produção, ocorreu a demonstração do plantio no sistema convencional, direto e de milho verde. “No convencional é feita a aragem. No direto, não há essa necessidade, se desseca o material verde e, a partir daí, se faz o plantio. É uma tecnologia nova e que tem dado bons resultados”, informa o produtor rural Marcelo Lima.
Na avaliação dos bancos do Nordeste e Brasil, Alagoas tem potencial para aumentar a produção de milho, que atualmente é de apenas 25 mil toneladas, enquanto o consumo interno chega a 550 mil toneladas.
“O Banco do Nordeste acredita nesse segmento e será um dos parceiros. O nosso potencial econômico precisa ser ampliado e não ficar dependente do setor sucroenergético. Quero parabenizar o secretário Álvaro Vasconcelos pela proposta de buscar a diversificação de culturas, tendo o grão como um dos destaques”, diz o superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana.
O superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli, aponta a diversificação de culturas como fortalecedor da economia local. “Não é parar com a produção de cana, mas ter na diversidade agrícola a oportunidade de crescer e garantir melhores condições para o Estado, principalmente nos momentos de crise”, disse.
O evento teve a presença do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alay Correia; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas (Conab-AL), Elizeu Rego; do presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, e de cerca de 40 participantes, entre produtores rurais da região, técnicos da Seapa, representantes dos bancos do Brasil e Nordeste e empresas revendedoras de insumos, fertilizantes e máquinas.