Geral

Futuros oficiais alagoanos conhecem Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

16/06/2015
Futuros oficiais alagoanos conhecem Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais do CBMAL: aprendizagem em Brasília (Foto: Ascom CBMAL)

Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais do CBMAL: aprendizagem em Brasília (Foto: Ascom CBMAL)

Os alunos do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas desembarcaram em Brasília para conhecer a estrutura operacional e administrativa da coirmã. Depois de uma semana, retornaram nesse sábado, 13, ainda mais convictos que existe um tripé que sustenta a corporação: amor pela profissão, valorização profissional e base financeira.
A viagem de estudos do grupo foi planejada com foco na boa estrutura que algumas corporações possuem. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi então escolhido por ser referência para os bombeiros alagoanos pela operacionalidade, estrutura física e administrativa e pelo acolhimento dos colegas de farda.
O roteiro de estudos incluiu visitas a quartéis, diretorias, escolas, centros de treinamento, centros administrativos e grupamentos. Em todas as visitas, os alunos eram surpreendidos com valores que iam da estrutura concreta ao carinho dos bombeiros pela missão de salvar vidas. “A gente vê que eles têm amor pela profissão. Em todo lugar que a gente vai, percebe-se isso”, observou a subtenente Luiza Reis.

Exemplo

Os bons sentimentos seguem na direção da educação de crianças e adolescentes, na cultura do esporte e na construção dos chamados jovens sarados. Um exemplo é a Escola D. Pedro I, responsabilidade do Corpo de Bombeiros e que está dentro dos limites da Academia de Bombeiro Militar. Tem 2.548 alunos, entre dependentes de bombeiros e filhos dos chamados paisanos. A fila de espera por vaga é grande.
“Temos uma boa visão junto à comunidade. A taxa (mensalidade) é relativamente pequena e os pais têm a segurança de terem seus filhos cuidados pelos bombeiros”, explicou o tenente Rubem Gotijo, pedagogo especialista da escola.
O valor da mensalidade da Escola D. Pedro I varia entre 500 e 700 reais. O ensino abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Operacionalidade

Os espaços projetados do grupamento militar de Brasília ficaram em segundo plano na admiração dos bombeiros de Alagoas. Foram as viaturas, equipamentos e, principalmente, a Academia de Bombeiro Militar que encantaram os veteranos.
O complexo de treinamento da academia inclui campo de futebol padrão Fifa, ótima pista de atletismo, modernas academias de ginástica, clube aquático, sala para artes marciais, quadras poliesportivas, torres, casas e conteiners para treinamentos de salvamento em altura, combate a incêndio e busca por vítimas.
Segundo o coordenador do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas, capitão Luis Augusto, a escolha pela capital federal foi a mais acertada.“O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é referência, por ser um dos mais completos do Brasil. Foi uma feliz escolha. Além disso, fomos muito bem acolhidos e acompanhados em nossos estudos”, destacou.