Geral

Depois de nova derrota, Alexandre Barroso é demitido do CRB

08/06/2015
Depois de nova derrota, Alexandre Barroso é demitido do CRB
Reunião da direção do CRB desta segunda-feira decidiu pela demissão de Alexandre Barroso (Foto: futebolinterior.com.br)

Reunião da direção do CRB desta segunda-feira decidiu pela demissão de Alexandre Barroso
(Foto: futebolinterior.com.br)

Em reunião entre dirigentes e a Comissão Técnica do CRB, foi confirmada a demissão do treinador Alexandre Barroso. O clube, inclusive, já começou contatos para a  contratação de um novo técnico.
“Sabemos do caráter e do profissionalismo do técnico Alexandre Barroso, que foi campeão alagoano e começou esta campanha na Série B. Agradecemos todo o empenho e a dedicação mostrados nesses meses que ele esteve conosco e já desejo muita sorte e sucesso na continuidade de sua carreira no futebol”, disse o presidente do clube, Marcos Barbosa.
Barroso esteve no comando do CRB em 51 jogos, com um aproveitamento de 49,67%.
A última derrota foi para o ABC, por 1 x 0, no Rei Pelé.

    CARREIRA

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1987, Alexandre Barroso ingressou no futebol dois anos depois, assumindo a preparação física da equipe profissional do Cruzeiro, cargo que exerceu até 1996. Na Raposa, foi bicampeão da Copa do Brasil, tricampeão do Campeonato Mineiro e bicampeão da Supercopa.
Em 1990, viveu um período de experiência no Ichirara Midori High School, no Japão, retornando à sua função na equipe mineira ainda no mesmo ano. Em 1997, Barroso assumiu a equipe júnior do Cruzeiro, tendo ganhado 8 troféus com o time, sendo dois internacionais.
Pelo perfil gerencial e capacidade de planejamento1 , em 2001 foi convidado para ser Coordenador das Categorias de Base da Raposa, sendo responsável pela preparação de jogadores como Maicon e Luisão, além de vários outros atletas de destaque. Em 2003, voltou à beira do campo, desta vez para as duas primeiras experiências no time principal, no Mamoré e Democrata de Governador Valadares. No fim do ano, retornou a Belo Horizonte para comandar a equipe sub-20 do Clube Atlético Mineiro, vencendo dois torneios internacionais em dois anos de trabalho e tendo chegado a sete finais.
Após uma passagem pelo Villa Nova, em 2005 recebeu o convite do Al Hilal Saudi Club da cidade de Riyahd, na Arábia Saudita. No país, adaptou-se rapidamente à cultura e viveu uma grande experiência no clube. Conquistou a Prince Faissal Cup e a Yamama Tournament e até hoje é reconhecido como um dos melhores treinadores a passar pela equipe árabe.
Em 2006, de volta ao Brasil, treinou o Ipatinga, e no ano seguinte assumiu o CRB, onde comandou o time por boa parte da campanha na série B do Campeonato Brasileiro, a qual foi a melhor da história do clube alagoano na era dos pontos corridos. Na temporada 2008 retornou aos cargos diretivos. No Atlético Mineiro foi observador técnico e posteriormente assessor de relações internacionais da presidência do clube2 . Já no Cruzeiro, ocupou entre 2008 e 2010 novamente a Coordenação das Categorias de Base.
Após trabalhar como consultor em empreendimentos no futebol em 2011, voltou a atuar em clubes e tornou-se Diretor Esportivo do Juventude, equipe na qual assumiu interinamente a função de treinador em abril, retornando ao seu posto original na sequência.3 No fim de 2012, aceitou convite do Villa Nova e acertou sua volta à beirada do campo no comando técnico da equipe para a disputa do Campeonato Mineiro 2013, fazendo uma brilhante campanha com o time de Nova Lima.4
O Leão ficou com o título de Campeão Mineiro do Interior, após terminar em terceiro lugar, atrás apenas de Cruzeiro e Atlético. Além disso, a equipe conseguiu a classificação para a Série D do Brasileirão 2013 e para a Copa do Brasil de 2014. A diretoria busca a renovação com o técnico, que é reverenciado por torcedores, jornalistas e jogadores pelo trabalho no Villa. Em 2014 comandou a Cabofriense onde surpreendeu no Carioca desse ano, mas após fraca campanha na Série D do Brasileirão, acabou sendo demitido.