Geral

Defesa Social busca parceira com bancada federal para novo plano de segurança

01/06/2015
Defesa Social busca parceira com bancada federal para novo plano de segurança
Na ocasião, o secretário apresentou resultados positivos de redução da criminalidade no Estado (Foto: Ascom/FIEA)

Na ocasião, o secretário apresentou resultados positivos de redução da criminalidade no Estado (Foto: Ascom/FIEA)

O secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, se reuniu, nesta segunda-feira (01), com deputados da bancada federal para apresentar projetos que compõem o plano de segurança pública de Alagoas. O evento, realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, foi organizado pelo Presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, e promoveu o encontro do secretário com os deputados Ronaldo Lessa, Marx Beltrão e Cícero Almeida.
A proposta do secretário é a criação de uma verba específica para área de segurança pública, a exemplo do que já acontece com recursos da Saúde e da Educação. Na ocasião, foram exibidos os resultados positivos de redução da criminalidade em Alagoas, comprovando para os parlamentares os avanços conquistados no governo Renan Filho.
“O encontro com os deputados foi muito positivo e estamos muito esperançosos de que os parlamentares consigam reverter emendas para a segurança pública de Alagoas. Esse recurso é essencial para uma série de projetos de infraestrutura que contribuirão para um avanço ainda mais significativo na redução da criminalidade”, afirmou Alfredo Gaspar de Mendonça.
O plano de segurança pública abrange uma série de projetos estruturantes em todo o Estado, incluindo um complexo de delegacias para a Polícia Civil, com especialização em crimes envolvendo narcóticos e homicídios, além da criação de uma diretoria geral de Polícia Metropolitana.
Os projetos de infraestrutura atendem também aos anseios do Corpo de Bombeiros Militar, com a instalação de uma sala de assepsia, que visa agilizar o atendimento a vítimas de resgate.
“Atualmente, nós utilizamos o Pronto Socorro do Estado, o que faz com que o carro de resgate leve um tempo maior para retornar à ação e atender novas vítimas. A criação dessa sala de assepsia irá nos proporcionar um atendimento de forma mais rápida e eficiente”, ressaltou o secretário.
As medidas do plano de segurança se estenderão ao interior do Estado. Na Região Sul, o município de Penedo receberá um batalhão da Polícia Militar, assim como Delmiro Gouveia, cidade do Sertão alagoano.
O Instituto de Criminalística (IC) da Pericia Oficial também será contemplado com recursos do programa, visando à expansão do atendimento.