domingo, 22 de setembro de 2019

Notícias

In:

Conselho Federal de Contabilidade oferece capacitação em contabilidade pública

Por Ivan1

melhores-praias-maceioO Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com o Tesouro Nacional, realiza, entre os dias 15 e 19 de junho, a II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem), em Maceió (AL). O objetivo é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de profissionais da contabilidade que atuam no setor público, gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.
Durante a semana serão oferecidas 21 oficinas com diversos temas da contabilidade pública. Cada participante deve escolher os temas de acordo com seu interesse e área de atuação para compor sua grade. “Essas oficinas têm dois diferenciais importantes. O primeiro é que elas têm caráter muito prático, o participante vai aprender como fazer na prática. O segundo é a qualidade dos técnicos que farão a capacitação. São 19 técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, altamente qualificados”, afirma a controladora-geral de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim.
A I Secofem ocorreu em março de 2015, em Brasília, e reuniu cerca de 300 gestores. “A primeira teve o objetivo de sensibilizar os gestores para o tema. Porque não basta contar com técnicos qualificados, o gestor precisa conhecer as regras para estar preparado para a responsabilidade que lhe é delegada”, afirma Maria Clara. Para este ano estão previstas outras duas capacitações, uma em Curitiba, em agosto, e outra no Rio de Janeiro, em novembro.
Sobre a importância da contínua qualificação profissional, a controladora destaca que com as novas normas da contabilidade para o setor, é indispensável que o contador público esteja apto a colocá-las em prática. “No momento em que a sociedade clama por transparência e eficiência nos gastos públicos, e as normas passam por tantas modificações, é indispensável que o gestor público conte com assessores qualificados”, afirma Maria Clara.
A II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios ocorre no Centro Universitário Tiradentes (Unit) e tem duração de 40 horas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho, podem ser feitas pelo site www.secofem.org.br e custam R$ 50.

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem cerca de 500 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com