Geral

Bombeiros e Shopping Pátio Maceió realizarão XV Corrida do Fogo em julho

05/06/2015
Festividade tradicional movimenta bombeiros alagoanos. (Foto: Ascom CBMAL)

Festividade tradicional movimenta bombeiros alagoanos. (Foto: Ascom CBMAL)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Shopping Pátio Maceió realizarão, no dia 5 de julho, a XV Corrida do Fogo, pela primeira vez em formato in door. Na manhã da última terça-feira, 2, aconteceu o lançamento oficial do evento que integrará a II Semana do Bombeiro.
A Corrida do Fogo é realizada em Maceió há 14 anos como atividade comemorativa alusiva ao 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro. É considerada uma das provas mais tradicionais de Alagoas, sendo para o Corpo de Bombeiros um dos eventos mais importantes do ano, pois possibilita a integração de vários segmentos da sociedade civil, empresários e demais forças militares com a corporação.

HOMENAGEM

O Cerimonial de lançamento da Corrida do Fogo foi marcado pela homenagem ao atleta Joseildo Rocha da Silva. Nascido no bairro de Canafístula, na cidade de Palmeiras dos Índios-AL. O atleta foi o primeiro brasileiro a ganhar a Maratona de Chicago (1991) e o único a ganhar a Maratona de Los Angeles (1993), nos Estados Unidos.
Entre suas principais conquistas estão, o recorde brasileiro em corridas de rua na Corrida do Sino em Recife; foi medalha de ouro no Sul-Americano realizado em Manaus; conquistou a primeira colocação na Maratona de Chicago; vice-campeão da Maratona de Los Angeles, em 1992; quinto colocado na Maratona de Boston, em 1992, onde bateu seu recorde pessoal; único brasileiro a ganhar a Maratona de Los Angeles; único brasileiro que conseguiu por duas vezes uma classificação para uma mesma olimpíada, realizada em Barcelona, na Espanha.
Joseildo agradeceu à corporação pela homenagem. “Já recebi outras homenagens, mas essa foi mais especial para mim”, afirmou.
O corredor disse ainda que “um evento que começa desse jeito já mostra como será grande”. Finalizando, Joseildo Rocha convidou a sociedade a participar da corrida: “mesmo quem não costuma participar, venha aqui aprender. A corrida é um esporte completo que promove a saúde, a qualidade de vida, o lazer e a amizade”.

SEMANA DO BOMBEIRO

A segunda edição da Semana do Bombeiro contará com eventos voltados não só para os militares da corporação, mas também para toda a sociedade alagoana. A abertura da semana será realizada através de um concerto da banda de música do Corpo de Bombeiros, que ocorrerá no próximo dia 27 de junho, no Shopping Pátio Maceió, juntamente com homenagens a alguns bombeiros alagoanos.
As festividades dispõem ainda de uma exposição de equipamentos e viaturas intitulada “Vida de Bombeiro”, também realizada no Shopping Pátio, de 27 de junho a 4 de julho.
Neste período, também serão realizados um simulado operacional, uma competição entre os militares da corporação e um curso para os representantes de aproximadamente 50 empresas de Alagoas e oficinas educativas e recreativas para o público infantil.
A Semana do Bombeiro terá como atividade de encerramento a XV Corrida do Fogo, que acontecerá no próximo dia cinco de julho, no estacionamento do Shopping Pátio Maceió.

INCRIÇÕES

As inscrições foram abertas oficialmente durante o evento e seguem até o dia 28 de junho, ou até que se esgotem as duas mil vagas. O público civil poderá se inscrever pelo site www.contimeassessoria.com.br com taxa de R$35,00.
Já os integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, podem se inscrever desembolsando uma taxa de R$25,00. Eles deverão fazer a inscrição presencial a partir da próxima segunda-feira, 8, no Quartel do Comando Geral (QCG) do CBMAL, no bairro do Trapiche da Barra, ou no Grupamento de Incêndio, no Tabuleiro, ambos em Maceió.

CATEGORIAS
3,5km – Geral CIVIL
3,5km – Geral CBMAL
3,5km – Geral Cadeirantes
7km – Geral CIVIL
7km – Geral CBMAL

FAIXA ETÁRIAS
GERAL (7km) Troféus do 1º ao 3º lugar
16/29 – 30/39 – 40/49 – 50/59 – 60/69 – 70+ – Masculino
16/29 – 30/39 – 40/49 – 50/59 – 60+ – Feminino

Não haverá faixa etária exclusiva para CBMAL nem categorias militares.