Geral

Bombeiros de Alagoas participam de Ironman Brasil 2015

05/06/2015
Bombeiros de Alagoas participam de Ironman Brasil 2015
Desempenho dos alagoanos honrou a fama guerreira dos bombeiros locais. (Foto: Divulgação)

Desempenho dos alagoanos honrou a fama guerreira dos bombeiros locais. (Foto: Divulgação)

Salva. Nada. Pedala. Corre. Essa é a rotina dos bombeiros militares de Alagoas que se revezam entre as escalas de serviço nas mais diversas áreas operacionais da corporação e os treinos intensos de triathlon para participarem de competições locais e em outros estados brasileiros, a exemplo doIronman Brasil.
A competição intitulada Ironman, maior evento de triathlondo mundo, desafia os atletas a percorrer 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida em percursos de tirar o fôlego.
Já consolidado no calendário mundial do circuito, o Ironman Brasil Florianópolis contou com a presença de mais de dois mil atletas nacionais e internacionais, entre eles sete atletas bombeiros que superaram seus limites e se destacaram na prova.
O sargento CB Rodrigo Moraes, por exemplo, competiu pela segunda vez e mesmo lesionado conseguiu ultrapassar as barreiras da dor e concluir a prova.
“No 7º km da maratona acabei machucando a panturrilha e com dor e me arrastando consegui me superar e chegar até o final”, falou o sargento que concluiu a prova com 12h59min.
Já o soldado CB Pedro Paes diminuiu em cerca de uma hora seu tempo final, saindo da 11h30min em 2014 para 10h37min, em 2015. O soldado CB Felipe Lira também se destacou na competição ficando em segundo lugar dentre os triatletas alagoanos que competiram, ficando atrás apenas do bombeiro alagoano Fabiano Paes.
Além de Rodrigo, Paes e Felipe, também participaram da prova o sargento CB Thiago Daniel e os soldados CB Olímpio Rafael, Paulo Salgueiro, e o mais experiente de todos, Fabiano Paes.

O IRON FABI

O soldado bombeiro militar Fabiano Paes tem 43 anos e está na corporação há oito anos. Sua rotina de treinos é muito intensa.No primeiro ano em que participou da competição, em 2013, o bombeiro relata que não tinha experiência e acabou pecando em algumas fases da prova.
Já em 2014, ano em que participou pela 2ª vez e já sabia os macetes da prova, conseguiu fazer um bom tempo e ficar apenas com dois minutos de diferença para o primeiro alagoano classificado.
Em 2015, o triatleta intensificou a rotina de treinos para superar seus limites. “Não fiz uma natação muito boa neste ano, mas tracei uma estratégia e consegui fazer um pedal muito forte e uma corrida muito melhor do que a do ano passado”, relatou o atleta.
Dos 24 triatletas alagoanos que participaram da competição, Fabiano terminou a prova como o primeiro finisheralagoano de 2015 com o tempo de 9h37min.
“Essa conquista é de todos. Meu agradecimento especial vai para a assessoria esportiva do FabrizioBorsato que auxiliou não só a mim, mas a outros companheiros do CBMAL, buscando sempre as melhores estratégias para fazer uma boa prova, montando nossos treinos respeitando as particularidades de cada atleta. E também ao Corpo de Bombeiros que nos apoiou e incentivou desde o início através da equipe oficial de triatlhon da Corporação”, finalizou o Ironman.