Cidades

Arapiraca: UBS do Capim ganha piscina de hidroginástica

03/06/2015
Arapiraca: UBS do Capim ganha piscina de hidroginástica

capimOs moradores e usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Saturnino João da Silva da comunidade do Povoado Capim, na zona rural de Arapiraca receberam, nesta quarta-feira (3), um presente para as atividades de prevenção e promoção da saúde: uma piscina de hidroginástica.
A primeira atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira, com a participação de dezenas de usuários, sobretudo um grupo de idosos e idosas que recebem atendimento na unidade.
De acordo com o diretor da UBS do Capim, Rafael Lima Pereira, o equipamento foi doado pelo empresário Marcelo Corretor, que também é morador na comunidade.
As atividades são realizadas todas as terças, quartas e sexta-feiras, bem como a utilização da piscina para aulas de hidroginástica uma vez por mês.
Rafael Lima Pereira destacou o apoio do empresário Marcelo e o envolvimento da comunidade com o trabalho desenvolvida pelos profissionais de saúde e equipe, citando o empenho do fisioterapeuta Gláucio Gomes e o monitor ACS José Genário.
“Também gostaria de agradecer o empenho da gestão da prefeita Célia Rocha e do secretário Ubiratan Pedrosa, que tem dedicado atenção à saúde da população”, acrescentou o diretor Rafael Lima Pereira.

Exemplo

Para promover uma atividade física regular, a Unidade Básica de Saúde (UBS) que há dois anos vem estimulando que seus usuários participem do “Clube da Caminhada”.
No mês passado, houve um evento de culminância com dezenas de praticantes, tendo palestras com nutricionista, fisioterapeuta e ainda execução de uma peça teatral do IEC – setor de Informação, Educação e Comunicação.
“Este estímulo dado na UBS Capim é de uma riqueza enorme para a população, porque esta sai do sedentarismo com a prática da caminhada, o que ajuda no processo de diminuição de peso, controla as taxas de glicose e colesterol e une ainda mais a comunidade”, diz Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo ela, a prefeita Célia Rocha está empenhada em levar estas atividades para todas as unidades de saúde. Nesta quarta ainda, os praticantes puderam verificar a glicemia e aferir a pressão.
Além disso, todos receberam palestras sobre a importância de exercício regulares, com o fisioterapeuta Gláucio Guedes, e sobre alimentação saudável, com a nutricionista Isabel Maria, que fazem parte da equipe do NASF.
“Este dia foi ótimo, de muito aprendizado. Desde que comecei no Clube da Caminhada, há dois anos, noto que tenha mais disposição no dia a dia, durmo melhor e minhas taxas estão em dia. Sempre chamo os familiares e amigos para participar desta iniciativa”, comenta a dona de casa Andréia Ezequiel, de 39 anos.
Para o diretor da unidade do Capim, Rafael Lima, esse envolvimento da comunidade com UBS é essencial para as políticas públicas vingarem.

UBS Capim

A Unidade Básica de Saúde João Saturnino da Silva foi inaugurada pela prefeita Célia Rocha no dia 24 de outubro de 2014 e vem beneficiando as comunidades Capim, Mundo Novo, Esporão, Lagoa Cavada e Capim do Umbuzeiro.
Situado nas proximidades do Polo Moveleiro de Arapiraca, a UBS oferece atendimento direto a mais de 3 mil pessoas, criando todo um ambiente humanizado e acolhedor.
Desta forma, a política da prefeita Célia Rocha se faz mais perto do cidadão. Várias ações ocorrem durante o ano, trabalhando, sobretudo, a saúde preventiva e a promoção da qualidade de vida.
Todos os dias, a UBS Capim oferece o Chá da Manhã aos usuários, dando as boas vindas para a população, que conta com uma equipe de profissionais empenhados em programas como o Saúde da Família.