Cidades

Arapiraca: Projeto do shopping a céu aberto reúne empresários e gestores

03/06/2015
Arapiraca: Projeto do shopping a céu aberto reúne empresários e gestores

ceu

Representando a prefeita Célia Rocha, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, participou, na noite desta terça-feira (2), no auditório do Sebrae, das atividades do Seminário de Planejamento Urbanístico do Centro de Arapiraca.
O evento também contou com a presença do presidente da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio), Wilton Malta; secretários municipais de Planejamento, Cícera Pinheiro; de Meio Ambiente, Ivens Leão; de Governo, José Lopes da Silva, e o secretário de Iluminação, Digo Cajueiro, além da superintendente de Negócios do Sebrae em Arapiraca, Zélia Azevedo, bem como de empresários e estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca.
Na abertura do seminário, o consultor Alexsandro Santos, da empresa Optimiza, revelou que o projeto de intervenção urbanística, com a implantação do shopping a céu aberto terá como foco central a Rua Aníbal Lima, Praça Bom Conselho e Praça Manoel André, num espaço de aproximadamente 15 mil metros quadrados de área.
Ele adiantou que a revitalização dos espaços comerciais de Arapiraca é uma iniciativa da Federação do Comércio (Fecomércio), Sebrae, Senai, Senac, Sesc, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), FCDL, Sindilojas e Associação Comercial, com apoio da Prefeitura de Arapiraca, que está encarregada da elaboração do projeto urbanístico e das políticas públicas para viabilização do projeto.
Ainda durante o seminário, o consultor Alexsandro Santos disse que o projeto tem previsão de dois anos de execução, com início previsto para dezembro deste ano.
Ele adiantou que as etapas incluem articulação, mobilização dos empresários e lojistas, pesquisas, plano de marketing, capacitação, treinamento de líderes e criação de uma marca para o projeto de implantação do shopping a céu aberto na área central de Arapiraca.
“Nesse momento, está sendo feito agora um diagnóstico acerca do perfil das lojas e uma pesquisa com os consumidores”, revelou.
Alexsandro Santos adiantou que, após essa etapa e outras fases, o projeto deve ganhar mais forma no fim deste ano.
Na oportunidade, a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, disse que a determinação da prefeita Célia Rocha é dar total apoio ao projeto.
“Existe um outro projeto para revitalização da área do mercado público e adjacências, a fim de que possamos ter um centro comercial mais atrativo e que gere mais empregos e renda em nosso município”, acrescentou Myrka Lúcio.
Por sua vez, o engenheiro e arquiteto Mário Aloísio, que também está encarregado do projeto arquitetônico do futuro Centro de Convenções de Arapiraca, falou da participação dos empresários em conjunto com o poder público e sociedade.
Ele explicou que a prefeitura já está readequando o projeto para dotar o shopping a céu aberto de acesso fácil e áreas para estacionamento no entorno das lojas.
Mário Aloísio lembrou que a tendência mundial de urbanização de áreas centrais inclui um mix de lojas com as mais variadas opções de compras para os consumidores.
O arquiteto também falou da importância das áreas verdes para embelezar ainda mais o projeto, que será fortalecido com uma importante obra que o governo do Estado deve realizar em Arapiraca,
com a interligação da Marginal do Piauí com as rodovias que circundam a cidade: AL-220, AL-110 e AL-115, até a duplicação da Rodovia BR-101.
“Estamos pensando em outras vertentes importantes para essa obra do shopping a céu aberto. Ele tem de ter durabilidade (qualidade do material), visão futurista e um mobiliário arrojado para dar mais referência ao projeto”, completou o engenheiro.