Cidades

Arapiraca: Comunidade do Pau d’Arco é beneficiada com ‘Horta no Quintal’

03/06/2015
Arapiraca: Comunidade do Pau d’Arco é beneficiada com ‘Horta no Quintal’

horta no quintalO agricultor familiar Genaldo Lino de Santana, de 73 anos, acorda todo dia junto com o raiar do sol. Ele se empenha para deixar sua lavoura em ordem, nas sete tarefas que dispõe na comunidade Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca.
É num desses pedaços de terra que o projeto “Horta no Quintal”, da Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Agricultura (Semag), está se instalando.
“Enquanto eu tiver vigor e meu corpo aguentar, estarei sempre aqui dando um trato na terra”, diz seu Genaldo, o qual doou parte de seu terreno para o projeto que beneficiará os moradores da região.
A exemplo do trabalho feito na comunidade Carrasco, vários canteiros foram abertos e sementeiras surgiram. No local, há mudas de pimentão, couve, alface, coentro e cenoura.
Dando orientações sobre o plantio, o engenheiro agrônomo João Batista pontuava a maneira de tratar as mudas e medição que separava uma da outra, para que crescessem bem.
“É muito importante todo esse apoio que está nos sendo dado”, diz Genaldo Lino, que também tem pés de fumo e pitanga – esta última ele ganhou durante seminário que a Prefeitura realizou no mês passado, na Associação dos Moradores do Quilombo Remanescente do Pau d’Arco, com palestras sobre alimentação e o consciente uso da água para o consumo humano.
As donas-de-casa Lenilce de Brito Silva e Maria do Amparo Santos Silva saíram da plantação de Genaldo com alface, coentro e couve. “Estão no ponto de levarmos ao forno”, diz uma delas.
Segundo Ijoancira Moura, do Departamento de Promoção da Saúde, a intenção é levar este projetos às demais comunidades rurais da cidade, a fim de a população ter contato direto com o que come, plantando e colhendo sem utilizar agrotóxicos.