Geral

Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue na Praça Deodoro nesta quarta

13/05/2015
Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue na Praça Deodoro nesta quarta
Doações também podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche. (Foto: Acervo Secom-AL)

Doações também podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche. (Foto: Acervo Secom-AL)

A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está, nesta quarta-feira (13), coletando sangue na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. A ação, que foi iniciada às 8h, acontece até às 16h, com o intuito de manter estabilizado o estoque de hemocomponentes da unidade.
Para realizar a doação de sangue, o candidato deve estar bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, o Ministério da Saúde exige que estejam acompanhados dos pais.
Segundo o protocolo do Ministério da Saúde (MS), são impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto às mulheres, são impossibilitadas apenas se estiverem gestantes ou amamentando.
“E para os que já doaram sangue, o procedimento pode ser repetido após um intervalo de dois meses para os homens. Já com relação às mulheres, a repetição da doação só pode ocorrer após três meses”, informa a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Postos Fixos – E além da coleta externa realizada nesta quarta-feira (13), na Praça Deodoro, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche. O órgão, que está situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.
Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior do Estado, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.