Geral

Sessão solene marca a abertura da XXV Convenção Nacional da Anfip, em Maceió

24/05/2015
Sessão solene marca a abertura da XXV Convenção Nacional da Anfip, em Maceió

foto 2Num clima de grande reencontro, foi realizada na noite deste sábado (23) a sessão solene de abertura da XXV Convenção Nacional da ANFIP, em Maceió (AL), momento marcado pela emoção de conhecer um pouco da cultura local, de reunir Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil de todo o país e de iniciar uma série de reuniões que definirão o futuro da Entidade. Na mesa de abertura, o presidente da Afipal, André Vilaça, anfitrião do evento – que destacou em seu discurso a alegria de Alagoas em sediar a Convenção -, e a presidente da ANFIP, Margarida Lopes de Araujo, receberam o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, e o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT).

Também integraram a mesa de abertura o coordenador da mesa diretora do Conselho de Representantes, Ademar Borges; o coordenador do Conselho Fiscal, Carlos Roberto Bispo; a presidente da Fundação ANFIP, Aurora Maria Miranda Borges, e Adriana Toledo, representando o prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Os presidentes do Mosap, Cobap, Sindifisco Nacional, Anprev, Fonacate e representantes governamentais também acompanharam a cerimônia. O músico Eliezer Setton entoou o hino nacional, após a entrada das bandeiras dos estados, conduzidas pelos presidentes das respectivas Estaduais.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Ronaldo Medeiros, saudou a todos e citou o aspecto acolhedor e carinhoso com que os alagoanos sabem receber. Medeiros citou ainda a entrega do título de cidadã alagoana concedido à presidente da ANFIP, Margarida Lopes, na sexta-feira (22). “Que daqui saiam propostas que levem à Receita Federal do Brasil a fazer mais justiça social e a justiça fiscal que o povo merece”, ressaltou.

A presidente Margarida Lopes de Araújo ressaltou a importância do evento, em Maceió, neste momento em que a Entidade completa 65 anos e por ser a última realizada fora de Brasília, onde, por decisão dos associados na Convenção Nacional de Manaus, em 2013, os próximos eventos serão realizados. “Este evento representa o fim de um ciclo. A mudança é uma medida correta, já que está em Brasília a sede do poder central”, explicou, anunciando aos presentes que a escolha do local do XV Encontro Nacional será feita na Convenção entre as cidades de Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

Margarida Lopes listou ainda as ações empreendidas pela valorização da carreira, como a luta pela regulamentação da Indenização de Fronteiras, a PEC 391/2014, que fixa parâmetros para a remuneração da classe, a PEC 186/2007, que assegura autonomia à administração tributária, e a Lei Orgânica do Fisco. Falou ainda da luta pela aprovação da PEC 555/2006, que está pronta para votação no Plenário da Câmara dos Deputados. “É uma proposta simples, com mínimos impactos financeiros para os cofres da União, mas que resultará em significativa melhora de vida para os servidores aposentados e para os pensionistas”, destacou.

A presidente também lamentou a recente aprovação, pela Câmara, do projeto de lei da terceirização e das medidas provisórias 664/2014 e 665/2014, que retiram direitos trabalhistas e previdenciários. “A 664, especialmente, promove de maneira torta e inaceitável uma mini reforma da Previdência, numa mostra de que a poupança previdenciária dos trabalhadores é sempre alvo de análises incorretas e tendenciosas”, avaliou. Margarida Lopes também falou da importância da aprovação do Projeto de Lei 4434/2008, que corrige o valor das aposentadorias do INSS pelo número de salários mínimos na época da concessão. “O modelo atual de reajuste das aposentadorias é absurdo e pune qualquer trabalhador que recebe mais de um salário mínimo”, frisou.

Margarida reafirmou ainda que a luta da ANFIP continuará. “Nós fomos forjados nas lutas que enfrentamos nesses anos todos e aprendemos muito. De uma coisa temos certeza, a ANFIP chegou a tantos anos de sucesso porque jamais retirou o time de campo. Estamos prontos para todas as batalhas”, finalizou.

Foram destaques na abertura a presença de ex-presidentes da ANFIP. Compareceram: José Lamacie Ferreira, Gilberto Franceschini, Marville Taffarel, Aniceto Martins, Pedro Sanchez, Francisco de Cavalho Melo, Floriano Martins de Sá Neto, Severino Cavalcante, Assunta Di Dea Bergamasco, Jorge Cezar Costa e Álvaro Sólon de França.