Geral

Sertanejos tiram dúvidas sobre licenciamento e cadastro ambiental rural

21/05/2015
Sertanejos tiram dúvidas sobre licenciamento e cadastro ambiental rural

santana00007A equipe do Instituto do Meio Ambiente está nesta quinta-feira, dia 21, em Santana do Ipanema para esclarecer dúvidas sobre licenciamento ambiental e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A atividade acontece na Câmara de Vereadores do município e faz parte das estratégias de modernização e melhoraria da qualidade no atendimento ao público.
O diretor técnico do Instituto, Ricardo Freitas, faz uma apresentação sobre a importância e os procedimentos que devem ser tomados para garantir o licenciamento ambiental, além da documentação necessária para dar entrada no processo. Para atender a demanda da região, o geólogo Anderson Delguingaro, trata do licenciamento específico para extração mineral.
O terceiro tema abordado é o CAR. Segundo a engenheira florestal, Luise Andrade Amaral, com a prorrogação do prazo, para até maio de 2016, pelo Ministério do Meio Ambiente, estão sendo intensificados os mutirões para cadastramento de mais propriedades. Ela disse que os agricultores da região de Santana do Ipanema ainda têm dúvidas sobre quem deve se cadastrar.
O CAR é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais e servirá como ferramenta para a identificação, por exemplo, das Áreas de Preservação Permanente e áreas consolidadas existentes nas propriedades. O proprietário que não fizer o cadastro pode perder o acesso ao crédito agrícola.
O evento conta ainda com uma apresentação sobre água, feita pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).