Geral

Seplag é recomendada à manutenção da certificação da NBR ISO 9001

28/05/2015
Seplag é recomendada à manutenção da certificação da NBR ISO 9001

Resultado auditoria“Muitas empresas privadas deveriam conhecer a Seplag para se espelhar em um excelente modelo de gestão”. As palavras foram animadoras e ditas por Walmir Pedrosa, auditor do órgão certificador Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Após dois dias de auditoria, foi apresentado o relatório descritivo dos processos e ações analisadas na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.
Obter uma certificação como a NBR ISO 9001 significa que os processos de uma instituição são executados de forma controlada e que todos os requisitos dessas normas estão sendo atendidos satisfatoriamente, ou seja, estão em conformidade.
Uma não conformidade é definida como o não atendimento a um requisito, seja ele definido pela norma ISO, por um procedimento interno, um requisito do cliente ou até pela falha em atender a uma determinação legal. No caso da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, nenhuma não conformidade foi encontrada.
Positivamente impressionado, o auditor disse ter ficado entusiasmado com o governo de Renan Filho e as ações de sua gestão, indutoras de grandes resultados. “Pelo que pude observar, o governo oferece o suporte necessário para que a Seplag execute metodologias e processos exemplares”, enfatizou o profissional.
Das análises realizadas, o órgão certificador realçou alguns pontos positivos, que contribuem para a qualidade da gestão na Secretaria, com critérios de responsabilidade que incidem no atendimento e satisfação dos clientes. A excelente infraestrutura da unidade, a transparência durante os processos, a disponibilidade de documentos e evidências para investigação, a apreciável coordenação da equipe de Gestão da Qualidade, a disseminação de informações a respeito da gestão da Secretaria em toda a unidade e o comprometimento da alta direção foram citados pelo auditor. “Notei que as ações da Seplag são tocadas com o apoio da alta direção e isso é essencial para resultados satisfatórios como esse”, complementou.
Satisfeito, o secretário Christian Teixeira agradeceu a visita do profissional e assegurou o comprometimento de toda a sua equipe, que resultou em uma recomendação à certificação. “O sucesso de uma organização depende de seu sistema de gestão da qualidade. A otimização de processos e a melhora contínua fazem parte dos princípios da Seplag e sabemos que uma gestão eficaz beneficia não só o Estado, mas o povo alagoano”, finalizou Teixeira.
O resultado oficial da auditoria externa realizada na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio será divulgado em junho.