Política

Senadores parabenizam Renan por promover encontro com governadores

21/05/2015
Senadores parabenizam Renan por promover encontro com governadores

 Renan foi saudado pelos colegas, por promover esse encontro, para evitar uma crise ainda maior no País Da Redação com Assessoria


Renan foi saudado pelos colegas, por promover esse encontro, para evitar uma crise ainda maior no País
Da Redação com Assessoria

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20, senadores parabenizaram a iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de promover um encontro entre parlamentares e governadores dos estados e do Distrito Federal.

O senador Edison Lobão (PMDB-MA) foi um dos que felicitou o presidente do Senado. “Quero cumprimentar vossa excelência pela feliz iniciativa de reunir, aqui no Congresso Nacional, os governadores de estado e os líderes partidários para esta reunião de retomada de uma consciência em favor do novo Pacto Federativo”, disse Lobão.

Segundo o senador Edison Lobão, não é novidade para ninguém que o pais vive um momento de dificuldades econômicas e que é uma ilusão grave pensar que a União vai se salvar sozinha. “Ou nós embarcamos neste bote de salvamento com os estados e municípios, ou a federação se estiola. Portanto, senhor presidente, a comissão mista de deputados e senadores vem em muito boa hora para acompanhar o desdobramento de tudo aquilo que foi ajustado hoje entre o Senado, a Câmara e os Governos Estaduais”, finalizou o senador maranhense.

Ricardo Ferraço

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) felicitou Renan, por resgatar o protagonismo do Senado Federal, ao promover o debate entre governadores de estado e do Distrito Federal com deputados e senadores. “Não é sem outra razão, senhor presidente, que a Constituição Federal define e proclama o Senado como a Casa dos Estados. Por que é que temos aqui três representantes por cada Estado? Aqui, no Senado, o meu pequeno, mas forte Estado do Espírito Santo, vale tanto quanto São Paulo, quanto Rio de Janeiro, quanto Minas Gerais. Então, quando V. Exª toma essa iniciativa e convida os nossos Governadores, para que possamos colocar de pé uma pauta, com objeto, isso resgata aquilo que está na essência da nossa atividade parlamentar. Fico entusiasmado e motivado porque V. Exª nos convoca, nos mobiliza para essa tarefa”, saudou Ferraço.

O senador Ricardo Ferraço chamou a atenção de Renan ao dizer que, “na vida, é necessário que tenhamos consciência daquilo que estamos fazendo. Não temos o direito de frustrar, temos o direito de até surpreender”. Ferraço finalizou dizendo que se sente muito confiante, neste momento em que Renan traz, entre outros, dois experientes senadores experientes, como José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR), para formalizarem o resultado do encontro.

Garibaldi Alves Filho

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) assinalou que a reunião promovida pelo presidente Renan Calheiros, que contou com a presença dos governadores e parlamentares, foi uma das reuniões mais importantes que já presenciou no Senado. “Se verificou, em primeiro lugar, foi que os governadores mostraram uma união. Afinal de contas, nós poderíamos ter aquela divergência de ordem regional, mas os governadores aqui vieram afinados, absolutamente convergindo para a defesa das mesmas teses. E, diga-se de passagem, não foram defendidas teses, porque tese fica muito no campo acadêmico. Defenderam-se propostas objetivas como aquelas que foram apresentadas pelos governadores”, disse Garibaldi.

Segundo o senador Garibaldi, resta ao Poder Executivo estabelecer uma interlocução para que não tenhamos de um lado o protagonismo do Poder Legislativo e do outro lado o Poder Executivo absolutamente acuado.

Cristovam Buarque

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também parabenizou o presidente do Senado, pelo evento que reuniu governadores e parlamentares. “Foi realmente foi um grande momento”, definiu.

Lúcia Vânia

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), também cumprimentou o presidente, Renan Calheiros, e disse que deixou a Casa Legislativa animada. “Acho que ali, naquela reunião, nós pudemos mostrar que a União não vencerá essa crise engessando os Estados e esta Casa poderá colaborar enormemente para que os Estados possam sair à frente e serem parceiros da União na superação dessa crise”, disse Lúcia Vânia.