Geral

Segurança pública inova com sistema de identificação biométrica

15/05/2015
Segurança pública inova com sistema de identificação biométrica
Equipamento pioneiro no país dá agilidade e segurança ao trabalho policial. (Foto: Marcio Ferreira)

Equipamento pioneiro no país dá agilidade e segurança ao trabalho policial. (Foto: Marcio Ferreira)

O governador Renan Filho fez a entrega, nesta sexta-feira (15), de 217 computadores e 20 tablets para a segurança pública do Estado, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no Trapiche da Barra, em Maceió. O diferencial é que os tablets são equipados com sistema que permite a identificação de cidadãos, em abordagens nas ruas, de forma imediata através da digital. É uma tecnologia inovadora no país.
Os tablets serão instalados, inicialmente, em 20 viaturas operacionais das Polícias Militar e Civil. Renan Filho explicou como será o trabalho. “Agora, quando um policial abordar um cidadão na rua, um suspeito, naquele mesmo momento, o agente poderá saber quem é aquela pessoa, com o tablet, pela digital. Ele vai saber se o cidadão tem antecedentes criminais, se tem a ficha limpa”, revelou o gestor.
Ainda sobre os tablets, o secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, avaliou a operacionalidade conquistada a partir do sistema. “O policial em campo não precisará se deslocar até a delegacia para a identificação criminal de suspeitos. A pesquisa é feita nos bancos de dados das polícias, do instituto de identificação, em mais de um milhão de arquivos; verifica se o investigado possui ou não, por exemplo, mandado de prisão em aberto”, afirmou o secretário.

Mais reforço tecnológico

Os novos computadores permitirão a unidade de informações entre as polícias. “Hoje, estamos entregando computadores que vão integrar todos os sistemas de comunicação [da segurança pública]. Esse é um primeiro passo no sentido de que tenhamos todas as informações transitando na velocidade e integração necessárias, uniformizando a base de dados”, anunciou o chefe do Executivo alagoano.
Os computadores serão divididos entre Polícia Militar (59 unidades), Polícia Civil (140) e Corpo de Bombeiros (18). Os tablets foram colocados em viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Rádio Patrulha (RP) e Operação Litorânea Integrada (Oplit).