Geral

Secretaria do Meio Ambiente leva palestras e serviço de atendimento a Arapiraca

25/05/2015
Secretaria do Meio Ambiente leva palestras e serviço de atendimento a Arapiraca
Na ocasião, secretário Alexandre Ayres promoverá uma reunião com demais titulares das pastas de Meio Ambiente dos municípios do Agreste (Foto: Ascom/Meio Ambiente)

Na ocasião, secretário Alexandre Ayres promoverá uma reunião com demais titulares das pastas de Meio Ambiente dos municípios do Agreste (Foto: Ascom/Meio Ambiente)

Conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Este é o principal propósito da participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos durante a primeira ação do Governo Presente, que será realizada na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), em Arapiraca.
Palestras, incentivo à educação ambiental, apresentação teatral e informações sobre a concessão de outorgas, projetos e programas desenvolvidos pelo órgão também fazem parte das atividades que serão realizadas na ocasião.
Na programação elaborada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, consta que, durante toda a sexta-feira (29) e o sábado (30), haverá atendimento ao público sobre serviços ambientais e informes importantes sobre a concessão de outorgas – direito de uso da área antes da implantação de qualquer empreendimento. A técnica da secretaria, Judinete Barbosa, estará à disposição de quem procurar informações sobre este serviço.
No ciclo de palestras, o educador ambiental Fernando Veras vai ampliar o conhecimento dos moradores sobre compostagem e o destino adequado de resíduos sólidos orgânicos. “O tema é interessante, principalmente para quem trabalha com agricultura”, alertou o palestrante.
O educador ambiental também deve ministrar outra palestra durante o Governo Presente. De acordo com Fernando Veras, as famílias terão acesso ao conhecimento sobre as benefícios da água. Além deste contexto, Veras também é responsável pela ação que vai promover a educação ambiental com teatro interativo durante a manhã da sexta-feira (29).
O Programa de Recuperação de Nascentes, que vem sendo ampliado pela pasta, terá espaço cativo. O técnico do órgão, Adolfo Barbosa, apresentará um panorama sobre a revitalização das nascentes. Recentemente, o governo beneficiou mais de 500 famílias no município de Capela com a preservação de uma nascente.
Considerado uma das ferramentas mais modernas do país, a Sala de Alerta também estará montada em Arapiraca, apresentando como funciona o mapeamento hídrico do estado.
Haverá, ainda, uma reunião coordenada pelo secretário Alexandre Ayres com os titulares das pastas de Meio Ambiente da região Agreste. Em pauta, todo o serviço disponibilizado pela secretaria em benefício da população, a exemplo do Programa Água Doce, perfuração de poços, discussão da política estadual de resíduos sólidos e educação ambiental.