Geral

Saúde vai destinar reforço financeiro para hospitais de pequeno porte

18/05/2015
Saúde vai destinar reforço financeiro para hospitais de pequeno porte
Segundo gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, medida será executada em paralelo às pactuações regionais (Foto: Carla Cleto)

Segundo gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, medida será executada em paralelo às pactuações regionais (Foto: Carla Cleto)

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, debateu, nesta segunda-feira (18), durante reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), ações que organizem os hospitais de pequeno porte (HPP). De acordo com a gestora da Secretaria de Estado da Saúde, um aporte financeiro imediato será destinado pelo Governo do Estado para realizar ações emergenciais nas unidades.
A reunião foi presidida pelo prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, que preside a AMA. O secretário-geral da entidade, prefeito Jorge Dantas, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda Santiago, participaram das discussões, que reuniram prefeitos e secretários de Saúde dos municípios alagoanos.
A gestora estadual da Saúde informou que, devido às respostas negativas do Ministério da Saúde para a causa dos Hospitais de Pequeno Porte, o Governo do Estado, junto com a bancada federal, tomou a iniciativa de destinar um aporte financeiro para fortalecer o serviço no Estado. A medida, segundo Wyszomirska, vai ser executada em paralelo às pactuações regionais, que acontecem em todas as áreas da Saúde.
“A regionalização é a prioridade para a organização dos serviços, de acordo com as necessidades dos municípios que compõem a região de saúde. Já o aporte será realizado de imediato, de acordo com o perfil da unidade”, esclareceu a secretária de Estado da Saúde.
O perfil dos Hospitais de Pequeno Porte em Alagoas aponta que são 26 hospitais públicos com até 30 leitos, o que resulta em 338 leitos em hospitais públicos do Estado. Já entre os hospitais de 30 a 50 leitos, Alagoas possui 21 hospitais, num total de 82 leitos públicos.

HPP

O aporte financeiro foi apresentado no início do mês de maio aos gestores dos hospitais de pequeno porte de Delmiro Gouveia (Unidade Mista Antenor Serpa), União dos Palmares (Hospital São Vicente de Paula), Porto Calvo (Hospital São Sebastião), Batalha (Unidade Mista Antônio Vieira Filho) e Pão de Açúcar (Unidade Mista Djalma Gonçalves dos Anjos), durante reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Maceió.