Geral

Saneamento do Distrito do Francês potencializa desenvolvimento

15/05/2015
Saneamento do Distrito do Francês potencializa desenvolvimento
População e comerciantes aprovam a concretização de um sonho antigo. (Foto: Ailton Cruz)

População e comerciantes aprovam a concretização de um sonho antigo. (Foto: Ailton Cruz)

Maria Misael dos Santos mora desde que nasceu, há 58 anos, nas imediações do Distrito do Francês, no Município de Marechal Deodoro. Mas é conhecida nas redondezas como a popular  tapioqueira “Maria Baixinha”.
Ela é uma das cerca de 15 mil pessoas que serão beneficiadas com a obra de esgotamento sanitário entregue pelo governo de Alagoas nesta quinta-feira (14), em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) com investimento de R$ 12 milhões.
O sistema de esgotamento foi projetado para beneficiar 15 mil pessoas que, nesta primeira etapa, representa o quantitativo  de 75% dos habitantes do entorno da turística e paradisíaca Praia do Francês.
“Eu acho muito bom  que os governantes tenham feito esse serviço, porque se a gente terá tratamento dos esgotos, teremos mais higiene, mais limpeza e também mais turistas em nossa cidade. E assim  eu vou, com certeza, vender mais tapiocas”, disse a pequena comerciante, que prestigiou a entrega da estrutura pelo governador Renan Filho e que vai funcionar com um sistema coletor de 18,5 quilômetros, sete estações elevatórias, estação de tratamento de esgoto e 5,8 quilômetros de emissário.
Sentimento semelhante à dona Maria Baixinha tem o taxista Ivan Virgínio de Andrade, 46 anos, e que mora há 30 no entorno da Praia do Francês. “Saneamento básico é saúde para o povo e desenvolvimento para a nossa cidade, porque o empresário só investirá aqui e o turista só volta se tiver um mínimo de infraestrutura”, opinou o taxista.

    Empresariado comemora inauguração

Quem investe em um dos destinos mais procurados do Brasil também fez questão de destacar a obra entregue pelo Estado. “Há dois anos, a gente lutava por isso e agora estamos vendo o sonho se concretizar. Saneamento básico aqui para a  população da Praia do Francês assim como para os investidores significa atender o pleito de cerca de 40 proprietários de pousadas instaladas aqui, nesta localidade que é o segundo maior destino turístico do Estado”, destacou o empresário do ramo hoteleiro Mauro Vasconcelos, proprietário de um dos maiores empreendimentos na região.
Para Sandra Barbosa, uma das 12 comerciantes que trabalham há seis anos na já tradicional Feirinha do Arte Nossa, quase defronte à Praia do Francês, a obra caiu como uma luva. “Isso significa mais turistas, mais gente comprando porque sabe que aqui o lugar é limpo”, disse a comerciante.

    Novo convênio

Sobre os outros 15% do que faltam para completar a obra de esgotamento sanitário do Francês, a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, informou que já pleiteou a abertura de  um novo convênio com a Funasa, parceira na entrega dos primeiros 75% da obra.
“Já fizemos o pedido ao presidente da Funasa,  Henrique Pires, para o início de um convênio para a segunda etapa desta obra. Para este governo isso é prioridade, sim. Sempre ouvir dizer que obra enterrada – como esgotamento sanitário e abastecimento de água – não desperta interesse do gestor. Não desperta no gestor que não tem compromisso com a saúde nem com a diminuição da mortalidade infantil, porque quem pensa sobre isso, pensa em qualidade da saúde pública e no desenvolvimento de seu povo”, ressaltou a secretária.
Ela informou que o sistema de esgotamento sanitário do Distrito do Francês entrará em operação até o fim deste mês.