Geral

“Sabores de Alagoas” será divulgado nacionalmente como patrimônio do Estado

22/05/2015
“Sabores de Alagoas” será divulgado nacionalmente como patrimônio do Estado
O presidente da Abrasel/AL, José Eutimio Brandão Júnior (foto abaixo), destaca que uma das particularidades do programa é que todos os ingredientes são locais. E com um pouco de criatividade e ousadia, fáceis de preparar (Fotos: Divulgação e Dárcio Monteiro)

O presidente da Abrasel/AL, José Eutimio Brandão Júnior (foto abaixo), destaca que uma das particularidades do programa é que todos os ingredientes são locais. E com um pouco de criatividade e ousadia, fáceis de preparar (Fotos: Divulgação e Dárcio Monteiro)

A comunicação governamental vai além da divulgação das atividades institucionais. A missão do estado é evidenciar os valores culturais da terra. Com essa finalidade, foi idealizado pela Secretaria de Estado da Comunicação o Programa “Sabores de Alagoas”.
Nos próximos dias será veiculado nas redes sociais governamentais e no portal de notícias oficial do governo, a última edição do programa. Na publicação midiática, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel – AL), José Eutimio Brandão Júnior, agradeceu ao estado pelo conteúdo e qualidade da informação divulgada no programa.
De acordo com Brandão Júnior o governo estadual é um parceiro primordial para a Abrasel e a divulgação da culinária alagoana. “O governo do estado sempre apoiou às ações da Abrasel. Nossos festivais gastronômicos, a exemplo do Brasil Sabor, o Bar em Bar. Nós ficamos muito felizes pelo programa “Sabores de Alagoas”. Não deixa a desejar a nenhuma publicação do Rio e São Paulo. E vai além. “Material de muita qualidade produzido pela comunicação do governo do Estado. Vamos divulgar nacionalmente, pois eleva nossa culinária,” destaca.
O presidente da Abrasel ressalta também que a maioria dos chefs convidados a colaborar com suas receitas no programa “Sabores de Alagoas” são associados da entidade. “Agradecemos ao governo, pois nos ajuda de forma brilhante a contribuir com a profissionalização e crescimento desses chefs,” finaliza.
Para o secretário de Estado da Comunicação Ênio Lins, trabalhar a proximidade do governo com o povo e o público em geral, valorizando o que temos de melhor, a exemplo da culinária, é fundamental. “Os “Sabores de Alagoas”, constata que a culinária praticada aqui é um dos trunfos do estado. Mesmo vivendo em um país onde as riquezas gastronômicas são enormes, Alagoas consegue se sobressair. Já consideramos esse programa um patrimônio do estado,” comemora o secretário.
A coordenadora de mídias eletrônicas da Secom, Fátima Santos adianta que no segundo semestre o “Sabores de Alagoas” retornará ainda mais diversificado, exaltando os chefs do interior ao litoral do Estado, com todas as particularidades da culinária.

Chefs e pratos

Uma das particularidades do programa é que todos os ingredientes são locais. E com um pouco de criatividade e ousadia, fáceis de preparar.
Os oito profissionais convidados evidenciam a valorização da nossa riqueza gastronômica, demonstrando como somos ricos em ingredientes, mariscos, crustáceos e iguarias.
Os chefs escolhidos são premiados e nacionalmente reconhecidos. São eles: Jonatas Moreira, do restaurante baiano Akuaba, produziu o “prato polvo grelhado, aromatizado com caju”; Monique Gabiatti, nordestina que passou a infância e adolescência em Maceió e atualmente é personal chef no Rio de Janeiro, fez a receita do “Rolo de tapioca”; Jorge Bandeira, chef e proprietário do restaurante Le Corbu, preparou o “camurim das Alagoas”; Mariana Bernardes, professora de gastronomia em Faculdade de Maceió, fez o prato “Pasta ao massunim”; André Generoso, mineiro, mora em Alagoas há quase três décadas, preparou o “Camarão do Sertão Vira Mar”, é chef proprietário do restaurante Divina Gula; Sérgio Jucá e Felipe Lace, chefs proprietários do restaurante Sur, em Maceió, produziram a “Tapioquinha de bacalhau e suas tintas comestíveis”; Simone Bert, chef proprietária do restaurante Wanchako, fez o prato “Pata de Caranguejo, com camarões, coberta com creme de macaxeira ao coco” e Marcela Gênova, que preparou o “Lombo de Araba iana, com purê aromatizado de batata doce, açafrão da terra e laranja, com ragu de cogumelos”, ela é subchefe do restaurante Le Sururu, do Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Todas as veiculações estão no portal www.agenciaalagoas.al.gov.br, nas redes sociais do governo de Alagoas, no Facebook e Instagram.