Geral

Reforma Psiquiátrica é lembrada em Dia da Luta Antimanicomial

18/05/2015
Reforma Psiquiátrica é lembrada em Dia da Luta Antimanicomial
Ação é realizada em prol da luta por um tratamento humanizado e atividades terapêuticas em ambientes coletivos (Foto: Olival Santos)

Ação é realizada em prol da luta por um tratamento humanizado e atividades terapêuticas em ambientes coletivos (Foto: Olival Santos)

A Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, deu início, neste domingo (17), às atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. Com ações informativas e atividades lúdicas para crianças, adultos, idosos e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), representantes do órgão estiveram presentes na Praça do Centenário, no bairro do Farol.
Comemorada no dia 18 de maio, a data tem como foco fortalecer o debate sobre a reforma psiquiátrica no Brasil. “A luta é por um tratamento humanizado, com atividades terapêuticas e em ambientes coletivos. Por isso, trazer a discussão aqui, envolvendo a população que comparece à Praça, é tão importante”, destacou a técnica da Saúde, Nilza Omena.
Atividades físicas com alongamentos e caminhadas, práticas interativas e atividades artísticas fizeram parte da programação, que contou com a parceria de instituições de Ensino Superior, município e o Conselho Regional de Psicologia.
“As parcerias fortalecem a luta ao longo dos anos. Queremos dar excelência no tratamento, aprimorar o serviço, fiscalizar e humanizar os locais de tratamento”, reforçou a psicóloga da gerência de Saúde Mental, Márcia Wanderley.

Programação

Na próxima terça-feira (19), a Uncisal realiza uma roda de conversa sobre ‘A luta Antimanicomial: o olhar do SUS’, que será ministrada pelo psicólogo Luciano Barrios, às 14h, no auditório do Memorial à República, em Jaraguá.
Na quarta-feira (20), o debate sobre reforma psiquiátrica aborda as interfaces entre Psicologia e Saúde Mental, a partir das 15h30, no auditório do curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac, no Farol.
Na sexta-feira (22), acontecem atividades de dança, teatro e música na Tenda Cultural da Ufal e uma roda de conversa sobre saúde mental, drogas e direitos humanos com início às 8h30.
Na segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde promove uma mesa redonda sobre a Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas, com a participação da assistente social Karoline do Carmo e do psiquiatra Marcelo Kimati. A mesa acontece no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió (Semed) a partir das 14h.