Geral

Projetos de Alagoas são contemplados para publicação do Ministério da Saúde

01/05/2015
Projetos de Alagoas são contemplados para publicação do Ministério da Saúde
Profissionais durante lançamento dos Livros Prêmio Inovasus 2012/2013, que reúne experiências inovadoras implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (Foto: Ascom Sesau)

Profissionais durante lançamento dos Livros Prêmio Inovasus 2012/2013, que reúne experiências inovadoras implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (Foto: Ascom Sesau)

Três projetos elaborados por servidores da Secretaria de Estado da Saúde foram contemplados para publicação nos Livros Prêmio Inovasus 2012/2013, que reúne experiências inovadoras implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento foi nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF), sob a organização do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde (MS).
Os técnicos da Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sesau participam, desde a última quarta-feira, de outras atividades, como o evento de Certificação do Prêmio Inovasus – 2014. Essas iniciativas têm por função identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos em prol do SUS.
De Alagoas, os temas abordados nos trabalhos que constam na publicação foram o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais de Apoio à Saúde do Estado; o Programa de Avaliação de Desempenho Anual dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas; e o Dimensionamento da Força de Trabalho das Unidades de Urgência.
O primeiro projeto – de autoria de Isaline Azevedo e Robson José da Silva – apresentou uma proposta de unificação de cinco planos de carreiras em um só. Os níveis elementar (1); médio (2); superior (3); técnico superior de saúde, assistente de serviços de saúde e auxiliar de serviços de saúde (4); e médicos (5) terão o plano de carreiras criado para profissionais de saúde, conforme protocolo nacional.
De autoria de Francisco Albuquerque, Patrícia Bezerra e Cristina Gomes, o segundo trabalho dispõe sobre processo de desenvolvimento na carreira ocorrerá por progressão funcional e a progressão horizontal (mudança de classe) acontece com o cumprimento do interstício de cinco anos, avaliação de desempenho e Qualificação Profissional.
“A avaliação de desempenho tem como finalidade o estabelecimento de resultados a serem alcançados, o acompanhamento do processo de trabalho realizado e o fornecimento constante de feedback sobre o desempenho para, a partir daí, obter-se subsídios para o estabelecimento de novas ações que vão repercutir na melhoria dos resultados”, esclareceu Francisco Albuquerque. Segundo ele, esse tem sido um importante instrumento de mensuração da qualidade do trabalho na administração pública.
O terceiro trabalho, de Luciele de Araújo, serve para instrumentalizar os gestores das unidades da Sesau, para que tenham condições de planejar e distribuir os servidores de forma otimizada, levando à população os melhores serviços com o número ideal de profissionais. “Reverter a situação em relação à demanda-atendimento, tornou-se algo importante diante de tantos desgastes gerados em virtude da inexistência da mensuração do nosso quadro de servidores”, concluiu Luciele Araújo.