Geral

Projeto da Educação fortalece laços entre escola e comunidade

12/05/2015
Projeto da Educação fortalece laços entre escola e comunidade
Projeto quer chamar família para dentro da escola e ajudar no desempenho do aluno. (Foto: Valdir Rocha)

Projeto quer chamar família para dentro da escola e ajudar no desempenho do aluno. (Foto: Valdir Rocha)

Com o propósito de aproximar ainda mais os pais e mães de alunos do ambiente escolar e torná-los partícipes dos projetos e resultados alcançados nas unidades de ensino, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) iniciou este mês o projeto “Um dia da Família na Escola”.
Segundo a coordenadora do projeto, Mônica Sarmento, pelo menos dez escolas já aderiram à iniciativa, que está contemplado no plano de ações da CRE e tem como base uma ação trabalhada em âmbito nacional pelo próprio Ministério da Educação (MEC).
“A família é parceira no processo educativo e a nossa ideia é que ela passe um dia inteiro na escola, conhecendo toda a sua dinâmica. Fortalecer essa relação será fundamental para os resultados que pretendemos alcançar”, ressaltou Mônica Sarmento.

Iniciativa aprovada – As escolas Deputado Guilhermino Oliveira, na Gruta de Lourdes; e Coronel Francisco Alves da Mata, no Tabuleiro do Martins, foram as primeiras unidades a adotarem o projeto, com a promoção de ações de ginástica laboral, palestras, atividades culturais e oferta de serviços de beleza.
Tanto os organizadores os participantes se mostraram satisfeitos com o resultado da ação. “Fizemos tudo com muito carinho, aproveitando também para reconhecer os talentos da nossa escola, visto que a ginástica, a palestra e as homenagens foram preparadas e realizadas por professores do quadro. Estamos felizes com a resposta positiva da comunidade”, explica Sheila Cardoso, diretora da Escola Guilhermino Oliveira.
A diretora da Escola Alves Mata, Márcia Vasconcelos, diz que o projeto se integra a um novo momento de resgate e parceria com a comunidade. “Estamos trabalhando essa integração, convocando-os a partilhar desafios e conquistas conosco. Os pais estão dentro da escola e nos ajudam em atividades que incluem desde a manutenção de patrimônio ao acompanhamento do desenvolvimento escolar dos alunos”, afirma.
Os pais destacaram pontos positivos da iniciativa. “É muito importante esse contato entre crianças, professores e pais, pois isso melhora a aprendizagem e também a disciplina” avalia Paulo Sérgio da Silva, que é pai e conselheiro escolar na Escola Alves Mata.

Próximas ações – De acordo com a 13ªCRE, no decorrer de maio, o projeto “Um dia da família na escola” será realizado nas escolas Gilvana Ataíde, Ovídio Edgar, João Paulo II, Rotary, Rosalva Pereira Viana, Aquilina Bulhões e Jornalista Freitas Neto.