Geral

Projeto Cata Mais vai buscar parceria com os Cras dos municípios

20/05/2015
Projeto Cata Mais vai buscar parceria com os Cras dos municípios
Centros vão estreitar relações com os catadores. (Foto: Pinehas Furtado)

Centros vão estreitar relações com os catadores. (Foto: Pinehas Furtado)

O Cata Mais vai solicitar a participação efetiva dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A cooperação visa intermediar o relacionamento entre o projeto e os catadores das cidades beneficiadas para assegurar a eles os benefícios oferecidos pelo governo federal.
O encaminhamento foi dado durante reunião dos coordenadores do Projeto Cata Mais com a assessora técnica do Projeto Articulação da Unitrabalho, Tainá Labrea, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.
A Unitrabalho é uma entidade contratada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para oferecer assessoria às entidades conveniadas que possuem projetos vinculados aos catadores de resíduos sólidos.
Durante a visita, Tainá Labrea fez um levantamento das demandas, conheceu as práticas adotadas pelo projeto até o momento e ressaltou a parceria com os Cras para estreitar a relação com os catadores.
“Esse primeiro contato foi bastante positivo porque vamos em conjunto buscar soluções para promover possíveis ajustes da execução. E utilizar o apoio dos Centros de Referências é importante para agregar força ao Cata Mais, cujo objetivo é mudar de fato a realidade dos catadores”, disse a assessora técnica.
Para o superintendente de qualificação social e profissional, Sávio Carnaúba, o encontro foi muito proveitoso para dirimir dúvida a cerca da execução do projeto.
“As experiências que ele trouxe de outros Estados do Brasil foram enriquecedoras para o nosso programa, e sem dúvida, vão nos ajudar na condução do Cata Mais”, afirmou Carnaúba.
Além da assessora da Unitrabalho, estiveram presentes representantes do projeto Cata Mais, do Instituto Travessia e das cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos.