Geral

Profissionais discutem o futuro da saúde mental em Alagoas

20/05/2015
Profissionais discutem o futuro da saúde mental em Alagoas

saudeUma ampla reforma deve ocorrer nos próximos anos em relação à situação do atendimento aos portadores de transtornos mentais, dentro da nova política de saúde mental, que visa promover assistência longe dos muros dos hospitais psiquiátricos. E, dentro dessa proposta, na tarde desta terça-feira (19), profissionais e alunos da Universidade Estadual da Ciência e da Saúde (Uncisal) participaram de uma roda de conversa sobre o futuro das unidades psiquiátricas e a rede de assistência.
O evento, que faz parte da Semana Antimanicomial, foi realizado pela Gerência de Saúde Mental e contou com a participação de Sérgio Aragaki, representante do Ministério da Saúde e do psicólogo Luciano Bairros. Atualmente, há uma ampla discussão sobre os hospitais psiquiátricos que devem se adequar a nova política de saúde mental.
Segundo Adriana Reis, apoiadora da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), essa discussão está ocorrendo com a finalidade de mostrar a nova proposta para assistência aos portadores de transtorno mental. O propósito também é discutir a rede de serviços para atender a demanda, uma vez que, a tendência é o tratamento ser realizado sem a necessidade de internamento.
As ações da Semana Antimanicomial prosseguem com mais uma roda de conversa nesta quarta-feira (20), às 15 horas, no auditório do Curso de Farmácia do Cesmac, tendo como tema a IV Reforma Psiquiátrica em Debate: Interfaces entre Psicologia e Saúde Mental. E na sexta-feira (22), no Campus da Ufal, diversas atividades lúdicas serão realizadas, como a apresentação do Teatro do Oprimido, Oficinas de Pintura e de Artesanato, Sala de Cuidados e Roda de Conversa sobre saúde mental, drogas e direitos humanos.