Geral

Procedimentos de saúde para Agreste e Sertão começam a ser planejados

25/05/2015
Procedimentos de saúde para Agreste e Sertão começam a ser planejados
Cobertura da vacinação contra o HPV está no planejamento

Cobertura da vacinação contra o HPV está no planejamento

    A regionalização da saúde no Agreste e parte do Sertão de Alagoas começa a ser discutida, nesta terça-feira (26), durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). O encontro, convocado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontecerá no Centro de Referência Integrado (Cria), em Arapiraca, a partir das 8h30.
Entre os pontos de pauta que serão debatidos, destaque para a Programação Pactuada e Integrada (PPI), a Pactuação do Seminário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e a Cobertura da Vacinação contra o HPV. As ações vão decidir os caminhos da saúde pública em 35 municípios sertanejos e agrestinos que compreendem as regiões de saúde de número VII e VIII.
De acordo com a diretora de Gestão e Participação Social da Sesau, Lenise Abreu, as reuniões da Comissão Intergestores Regional são essenciais para a apresentação e discussão dos planos de ação do Governo. “Os projetos apresentados na Comissão Intergestores Regional são de interesse regionais e afetam diretamente a qualidade de vida e de assistência à saúde da população”, destacou a diretora.
Além das propostas e pactuação entre os gestores, os encontros também se destacam pela possibilidade de apresentação dos desafios enfrentados pelos gestores e pela busca conjunta de soluções.
“O governo estadual tem atuado para regionalizar à assistência a saúde em Alagoas, o que traz mais conforto e segurança para a população, que não precisa se deslocar para grandes centros de referência para ter acesso ao serviço de saúde procurado”, explicou Lenise Abreu.

    VII e VIII

Segundo o Mapa de Regionalização da Saúde de Alagoas, a VII Região é formada por 17 municípios: Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu.
Já os municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Tanque d’Arca e Palmeira dos Índios integram a VIII Região de Saúde.