Geral

Primeira-dama participa de ações educativas em Arapiraca

30/05/2015
Primeira-dama participa de ações educativas em Arapiraca
Renata Calheiros cumprimentou as equipes que coordenavam as atividades no Lago da Perucaba e participou da distribuição de livros paradidáticos e dicionários para as crianças (Foto: Valdir Rocha)

Renata Calheiros cumprimentou as equipes que coordenavam as atividades no Lago da Perucaba e participou da distribuição de livros paradidáticos e dicionários para as crianças (Foto: Valdir Rocha)

Uma série de atividades educativas, culturais, ambientais e recreativas foi desenvolvida – dentro da programação do Governo Presente – pelas Secretarias Estaduais da Educação, Cultura, Esporte, Cidadania e pelo Instituto do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca. Primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, participou das ações no Lago da Perucaba.
Os jogos, exibição de filmes, brincadeiras, gincanas, oficinas com materiais recicláveis e contação de histórias foram realizados no Planetário, no Lago da Perucaba.
As atividades, realizadas nos dois turnos, atraíram centenas de alunos de escolas públicas da região. Uma das brincadeiras mais concorridas foi o futebol de sabão, mas teve também cama elástica e torneios de damas e xadrez.
No final da manhã, a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, acompanhada da prefeita Célia Rocha, compareceu ao Planetário e cumprimentou as equipes que coordenavam as atividades no Lago da Perucaba. Renata também participou da distribuição de livros paradidáticos e dicionários para as crianças.
Para a escritora e técnica da Secretaria de Estado da Educação, Marijôse Albuquerque Costa, foi um prazer lidar com as crianças da região Agreste. “Eles se divertiram muito com a contação de história e aprenderam várias coisas brincando, de forma lúdica e criativa”, afirmou a escritora, que é autora do livro Sapato Viajante.

Diversão

Os estudantes presentes no planetário aprovaram a iniciativa, encontrando, cada um, a sua forma de entretenimento predileta.
José Soares, Roberto dos Santos Silva, ambos com 13 anos, e José Djalma Carvalho, de 11 anos, colegas de turma da Escola Municipal Monsenhor, aproveitaram a oportunidade para disputar uma partida de xadrez.
“É um jogo que mexe com a memória da gente e tem que jogar rápido para não passar do tempo. A gente aprendeu a jogar, jogando. É muito legal”, observou Roberto, que é aluno do 8ºAno do Ensino Fundamental.
Já para Adriele Santos de Oliveira, 13 anos, e Lenaide da Silva, 14 anos, que cursam o 8º Ano do Ensino Fundamental, as oficinas de leitura e pintura foram as atividades que mais agradaram.
“Como eu gosto de ler, dei preferência à oficina de leitura, mas gostei também de desenhar e pintar”, revelou. “Aqui a gente aprende, brincando”, acrescentou Lenaide.