Geral

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública

15/05/2015
Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública
Para contribuir com a construção do PEE, interessados devem acessar documento no site da Secretaria de Estado da Educação (Foto: Dárcio Monteiro)

Para contribuir com a construção do PEE, interessados devem acessar documento no site da Secretaria de Estado da Educação (Foto: Dárcio Monteiro)

A versão preliminar do Plano Estadual de Educação (PEE) para o período 2016-2025 já está disponível para consulta pública no site da Secretaria de Estado da Educação – no link http://www.educacao.al.gov.br/espaco-do-servidor/plano-estadual-de-educacao-pee/pee-2015-2025. O documento reúne 20 metas com estratégias para a implementação de políticas públicas na Educação Básica em Alagoas para a próxima década.
Os interessados em contribuir para a construção do PEE devem acessar o link acima onde constam a versão preliminar do documento e um formulário para a exposição de propostas.
“Neste formulário, é possível apresentar alterações no texto das estratégias, bem como propor novas estratégias. As metas, que são as mesmas do Plano Nacional, serão mantidas”, explicou a superintendente de Políticas Educacionais da Educação e coordenadora da comissão técnica do PEE, Claudiane Pimentel.
Além da consulta online, o documento também será exposto à sociedade em duas audiências públicas no próximo dia 20: uma em Maceió, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e outra em Arapiraca, no auditório do Planetário do Lago da Perucaba, ambas acontecendo no horário das 8h às 13h.
“Nossa ideia é expandir ao máximo esta discussão, de forma que toda a população alagoana participe e contribua para a construção deste plano, que será uma política de Estado”, destacou o coordenador do Fórum Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal), Juliano Brito.

Educação profissional

Paralelamente, também serão realizadas consultas setoriais sobre o plano com diversos segmentos da Educação Básica. Nesta quinta-feira (14) foi a vez de representantes da Educação Profissional e Tecnológica se reunirem na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para discutir propostas para a modalidade. Participaram da reunião representantes do Sistema S (Senac, Senai), Secretaria Estadual da Educação e Ifal.
O PEE contempla duas metas neste segmento: a meta 10, que propõe oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos no Estado de Alagoas nos Ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à Educação Profissional, até o final da vigência deste plano; e a meta 11, que aponta a necessidade de triplicar as matrículas da Educação Profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.
“Temos aqui reunidas as instituições que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica em Alagoas discutindo propostas para a modalidade no plano, um documento importantíssimo para a Educação Básica”, afirmou o pró-reitor de Ensino do IFAL, Luiz Henrique Lemos.